25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Como se vestir para o ambiente de trabalho

Designer de Moda Natalia Favares oferece dicas para navegar pela temporada de primavera com estilo e profissionalismo

Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, a questão de como se vestir adequadamente no ambiente de trabalho pode se tornar mais desafiadora. Pensando em ajudar as leitoras a enfrentar a primavera com estilo, confiança e profissionalismo, a ES Brasil conversou com a Designer de Moda Natália Fávares, que oferece dicas valiosas sobre como navegar por essa temporada com estilo e profissionalismo.

Natália Favares observa que várias situações influenciam em como as pessoas escolhem se vestir. “O local e o o têmpo são pontos importantes, principalmente com a chegada da primavera e das temperaturas elevadas aqui no Estado. Para essa dica não se tornar um clichê que você encontrará em outros sites e veículos de comunicação vou começar com uma palavra, DEPENDE. Além das influências do tempo, é claro que sua vestimenta para o dia a dia no trabalho depende tanto do seu cargo como também do ambiente em que trabalha”, conclui.

- Continua após a publicidade -

A designer de Moda aponta que cargos elevados e ambientes de trabalho mais formais, como escritórios de advocacia, bancos, setor governamental, entre outros, é necessário se vestir com maior discrição, de maneira formal para manter-se alinhada com seu propósito de trabalho.

“Já em casos de cargos mais baixos e ambientes menos informais, como é o caso de alguns escritórios de publicidade, design e arquitetura, é possível vestir-se de maneira mais casual”, pontua Natália Fávares.

De maneira geral, ela ressalta que independente do ambiente é necessário evitar roupas decotadas, justas e curtas.

“Outra dica importante é, por mais que seja necessário se vestir de maneira alinhada com o ambiente de trabalho, nunca deixe de ser você! Seu estilo é muito importante para se sentir confiante”, incentiva.

Diante desses questões, a especialista selecionou peças que não podem faltar num guarda roupa feminino e podem ser usadas tanto em um ambiente formal quanto informal, em qualquer estação e adaptáveis em vários estilos. Confira a seguir:

Camisa de botão

Uma peça clássica e extremamente versátil podendo ser usada de maneira formal com uma calça alfaiataria por exemplo e de maneira casual, como uma terceira peça ou amarração criativa. Dica extra: Invista em uma boa camisa branca de algodão pois se cuidada de maneira correta, seguindo as prescrições de lavagem, a peça permanecerá no seu guarda-roupa por muitos anos.

T-shirt branca

Uma das peças mais básicas e essenciais no guarda roupa de uma mulher. A T-shirt de malha branca é mais uma peça de roupa extremamente versátil que permite várias combinações, além de ser uma ótima opção para fugir do calor.

Calça com tecido fluído 

Escolha uma calça com tecido mais leve e com fluidez, independente do modelo é uma excelente alternativa para fugir do jeans em épocas de temperaturas elevadas.

Dica extra: Vale ressaltar que o algodão ou linho puro são tecidos naturais que possuem maior respirabilidade portanto são ainda mais frescos que outros, entretanto são tecidos que amassam com mais facilidade.

Calça jeans ampla

Caso você seja uma mulher que ama usar jeans, não importa a temperatura, opte por calças de modelo amplo, como por exemplo o modelo Wide ou Pantalona.

Evite modelagens muito justas ao corpo, pois pode causar problemas de saúde, restringindo a circulação natural do sangue e do fluido linfático, além de poder impedir a ventilação da vagina, levando à fermentação do muco natural, favorecendo a instalação de fungos e bactérias, conforme pesquisa do cirurgião plástico Dr. Raul Gonzalez (AUDACES, [s.d.]).

Peça longa

Uma peça única como um vestido longo ou macacão também são propostas que permitem alinhar conforto e discrição, além de serem grandes aliados para um dia de calor. Dica extra: Opte por peças lisas, para que seja uma peça ainda mais versátil no seu guarda-roupa e conseguir fazer várias combinações.

Blazer

Sabemos que o blazer é uma peça muito usada por mulheres que trabalham num ambiente corporativo mais formal, caso adquira um na temporada de primavera/verão opte por cores mais claras, pois a cor preta absorve mais calor.

Se seu estilo é mais criativo, opte por uma peça colorida. Dica extra: Uma forte tendência observada é o uso de coletes, que pode ser uma opção de substituição do blazer no calor e ainda deixar o look formal.

Veja galeria com sugestões de peças para usar no ambiente de trabalho:

Vestido longo

Image 1 of 13

Foto: Pinterest

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA