Em vídeo divulgado pelo governador Casagrande, Renan Filho afirma que a União está empenhada em atender aos pleitos do ES
Por Anderson Neto
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB), cumpriram agenda em Brasília nesta quarta-feira (02). Eles se encontraram com o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Em pauta, questões relacionadas às BR-101 e BR-262, assim como ao sistema ferroviário no Espírito Santo.
“Recebi o governador Renato Casagrande e o vice-governador, Ricardo Ferraço, para discutirmos sobre obras e ações importantes no Estado do Espírito Santo. A BR-101, teremos novidades em breve; também a estrada de ferro de Cariacica até Anchieta, que é compromisso na renovação que foi feita para concessão da ferrovia Vitória-Minas. O governo federal soma esforços com o governo do Estado, para entregarmos melhores resultados”, disse Renan.
Casagrande agradeceu os esforços do Governo Federal para obras estruturantes no Estado. “Os investimentos no Espírito Santo são importantes e estão diretamente ligados ao ministério dos Transportes”, afirmou Casagrande.
O governador se reuniu mais cedo com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, no gabinete da Presidência do Senado, em Brasília-DF. Na pauta, os pontos defendidos pelo Espírito Santo no texto da Reforma Tributária que será apreciada pela Casa.
Pacto
Pela manhã, o governador Casagrande e a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinaram o Termo de Adesão ao Pacto pela Governança da Água. O documento tem o compromisso de equalizar e harmonizar diretrizes, estratégias e ações de gestão de recursos hídricos, de saneamento e nos serviços hídricos e segurança de barragens.
O pacto visa também ao fortalecimento da relação institucional entre os governos federal e estadual no intercâmbio de informações, além de compartilhar e integrar as bases de dados referentes aos usos de águas e monitoramento hidrológico. Pelo acordo, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) será responsável pela implementação das ações no Estado, realizadas em conjunto com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).