Além da limpeza, a população é incentivada a vedar o lixo corretamente e usar o serviço Cata-Móveis para descartar móveis e eletrodomésticos
Por Kebim Tamanini
Todos sabem que as vias públicas, bem como os canais de bueiros, galerias e caixas-ralo, precisam estar desobstruídas para momentos de fortes chuvas e também para manter a limpeza urbana em dia, por parte da gestão pública, e também requerem colaboração da sociedade civil. E isso vem acontecendo na cidade de Vila Velha. De 1º de janeiro até o dia 10 de junho, foram recolhidas cerca de 110 mil toneladas de lixo da cidade.
Especialistas alegam que as enchentes são um fenômeno recorrente em diversas metrópoles globais, e o acúmulo de lixo nas vias públicas, rios e canais de drenagem é uma das principais causas das enchentes urbanas.
“Quando se despeja lixo em locais impróprios, os munícipes sofrem com as consequências, como o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos à sociedade. Todo mundo pode e deve ajudar”, pontua o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, esclarecendo a importancia do recolhimento do lixo para a cidade de Vila Velha.
Detalhando os números, no recolhimento de lixo nas vias públicas foram retiradas 513 toneladas de pontos fixos e 830 toneladas de áreas de difícil acesso, abrangendo um total de 4.377 ruas limpas.
Nos canais de macrodrenagem, as equipes de desobstrução têm desempenhado um papel crucial. Mensalmente, mais de 1.500 toneladas de material são coletadas, incluindo desentupimentos em ramais de caixas-ralo e poços de visita para o escoamento da água pluvial. Em uma operação diária nos 42 quilômetros de canais, quase 5 toneladas de lixo e entulho são retiradas, contribuindo para a prevenção de enchentes e o bom funcionamento do sistema de drenagem.
É nesta toada que a Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha tem se dedicado especialmente à coleta e destinação adequada de resíduos descartados incorretamente, visando manter a fluidez da água da chuva e preservar o ambiente urbano. Além das operações de limpeza, a população é incentivada a colaborar, vedando corretamente o lixo e utilizando o serviço Cata-Móveis para o descarte de móveis e eletrodomésticos inservíveis.