O sinal do wi-fi está fraco? O que fazer para melhorá-lo

A comodidade de usar uma rede wi-fi pode deixar o acesso à internet lento dependendo de alguns fatores (Fotografia - iStock)

Excesso de aparelhos ‘pendurados’ na mesma rede é uma das principais razões para tornar o sinal fraco

Tem gente que antes de dar “bom dia”, já pergunta qual é a senha do wi-fi da sua casa ou do seu estabelecimento. Isso é uma falta de educação? Com certeza. Mas também mostra como a sociedade contemporânea não vive desconectada.

A internet está presente em mais de 70% dos domicílios brasileiros, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muitos que fazem parte desse cenário utilizam o wi-fi, um tipo de rede sem fio, para se conectarem usando celulares, tablets, notebooks, consoles de jogos, smartvs, IPTVs etc. de forma prática, sem a necessidade de cabos.

O problema é que grande parte deles relatam que, em determinadas horas do dia, o sinal da internet fica fraco. Com isso, as mensagens não chegam, as páginas nas redes sociais não atualizam e a reprodução de vídeos, filmes e séries trava.

Segundo o especialista em Tecnologia da Loga Internet, Renato Souza Silva, isso ocorre porque o wi-fi utiliza faixas de frequências abertas, que não precisam de autorização de um órgão regulamentador, como no caso das rádios, e essas muitas vezes ficam sobrecarregadas.

“Essa frequência é universal, ou seja, é a mesma para todos os usuários de um mesmo prédio, condomínio e rua, independentemente da operadora que o usuário utiliza. Por isso, é comum ocorrerem falhas no sinal, principalmente entre 19h e 23h, período que mais pessoas costumam estar em casa e, consequentemente, utilizando a internet nos mais diversos dispositivos”, esclarece Renato.

O especialista em Tecnologia Renato Souza dá algumas recomendações para deixar sua rede mais rápida (Fotografia – Divulgação)

Para tentar minimizar o problema, o especialista recomenda utilizar a tecnologia apenas em dispositivos móveis, como celular, notebook e tablet. Já aparelhos como smartvs, IPTVs e console de jogos devem ser conectados aos cabos de rede. “Isso diminuirá a competição interna pela banda wi-fi e melhorará a experiência do usuário de forma geral”, explicou o especialista.

Ainda segundo Renato, o local onde o roteador da internet está localizado também interfere no sinal. “A dica é instalá-lo em uma posição mais centralizada na residência e fora de armários, a fim de reduzir a distância e o número de obstáculos até os equipamentos conectados”, recomenda o especialista.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!