23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

“Marcos do Val não tem preparo político e meteu os pés pelas mãos”, afirma vereador de Vitória

André Moreira (Psol) entrou com queixa-crime contra senador Marcos do Val no STF

Por Regina Trindade

Nesta quinta-feira (02) o vereador de Vitória André Moreira (Psol) entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). No documento, Moreira escreveu que, devido aos indícios de crimes e da intenção do senador de sair do país, seria necessário a apreensão de seu passaporte diplomático. 

- Continua após a publicidade -

“Por isso, em razão do poder geral de cautela, é relevante a decretação da apreensão do passaporte diplomático, do Senador, de número DB042981, além do seu pessoal”, afirma o pedido de investigação.

Em conversa com a reportagem, André Moreira contou que a prioridade do pedido seria evitar que Marcos do Val saísse do Brasil.

“Se ele sai do país como ele disse que iria fazer, ele fica fora da jurisdição. Para que ele fosse preso, teria que ser pela Interpol. Ou seja, seria necessário um pedido das justiças brasileira e americana para colocá-lo na Interpol, até que ele fosse repatriado. Eu queria alertar o STF que aquilo que ele (Marcos do Val) estava falando era um indício de que ele queria se evadir do país”, disse Moreira.

Senador muda discurso e coloca Silveira como protagonista da articulação de um plano para um suposto golpe de Estado

Marcos do Val mudou de discurso entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira. Durante a live em seu Instagram, o senador disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro o teria coagido a participar de um movimento de golpe de Estado. Na manhã desta quinta, em coletiva de imprensa, Do Val disse que a informação era equivocada, e que o então presidente da República havia ficado em silêncio durante a reunião convocada pelo agora ex-deputado federal Daniel Silveira, que foi preso. Para o vereador, essa postura dúbia de Marcos do Val é característica conhecida dele.

“Ele não é um sujeito que tenha coragem de enfrentar esse debate. Ele acaba tendo muito medo do debate jurídico, da consequência jurídica que pode ser uma condenação. Ele tem medo, é característico. Com a prisão do Silveira, eu acho que ele entrou em desespero. Ele entregou, ganhou expressão nacional e uma responsabilização inclusive da possibilidade da prisão do Bolsonaro que agora não tem mais foro privilegiado, ele (o senador) volta atrás, se retrata. Mas é difícil se retratar de algo que já tem caráter público. Não tem saída para ele mais”, frisou Moreira. 

Além disso, o vereador afirmou que Marcos do Val não teria preparo político para um cargo como o de Senador da República e acabou “metendo os pés pelas mãos” quando percebeu que o que fez na live no Instagram foi grave.

“Na minha leitura ali é que não tem nenhum ato inteligente. Ele (o senador) não tem preparo para o cargo e para o jogo político. Então ele mete os pés pelas mãos e fez o que fez. Ele envolveu não só o Silveira, mas como o próprio Bolsonaro, que era algo que ninguém tinha até hoje, na tentativa de golpe. E depois, obviamente, cobraram essa conta dele”, completou Moreira. 

A queixa-crime pode ser conferida na íntegra neste link

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA