24.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Mais 33 mil pacotes de café irregular apreendido na GV

A operação realizada pela Ales que encontrou café irregular aconteceu em supermercados de Vitória, Vila Velha e Guarapari

Por Josué de Oliveira

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), realizou uma operação que apreendeu mais de 33 mil pacotes de café irregular em supermercados da Grande Vitória.

- Continua após a publicidade -

A operação foi realizada em conjunto com a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, que tem como titular o delegado Eduardo Passamani, em supermercados da Grande Vitória.

Esses produtos irregulares induzem o consumidor a erro por misturar alta quantidade de cascas e paus; por estarem fora de padrões mínimos de qualidade, com alto teor de umidade, o que diminui a qualidade do produto.

Além disso, tem ausência de regras básicas de rotulagem, como indicação de lote, conforme laudos expedidos pelo Laboratório Central (LACEN).

“Em janeiro fizemos duas operações e apreendemos 40 mil unidades de café de outras 03 marcas. Hoje mais esse montante. Uma das marcas apreendida tem mais de 20% de casca e pau misturados ao café”, explicou Janete.

Segundo a parlamentar, esses produtos trazem prejuízo para o consumidor e ainda impactam negativamente o setor de café uma vez que tiram o espaço de comercialização do produtor capixaba.

A ação comandada pelo delegado Eduardo Passamani, fiscalizou três estabelecimentos comerciais em Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

O material apreendido ficou em um depósito dos supermercados fiscalizados. As empresas produtoras serão investigadas por crime contra relação de consumo.

As denúncias podem ser encaminhadas pelo email: [email protected]

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA