22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Maior Superlua do ano acontece nesta quarta (13); veja dicas para assistir ao fenômeno

A “Superlua dos Cervos” poderá ser vista a partir das 19h34 a olho nu

Por Wesley Ribeiro 

A noite desta quarta-feira, 13 de julho de 2022, promete um espetáculo no céu: uma Superlua. Tradicionalmente, a lua cheia desse mês é conhecida como “Luz dos Cervos” e ainda possui outras denominações como “Lua do Trovão”.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Superlua dos Cervos poderá ser observada no céu em todo o Brasil, das 17h42, aproximadamente no mesmo horário em que o Sol se põe, até as 7h49 de quinta-feira. 

Uma Superlua acontece quando o satélite natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra. Durante esse evento, a Lua aparenta ser 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Suas aparições são poucas ao longo do ano porque precisam acontecer na hora certa e no tempo certo, diferente da cheia normal, que ocorre todo mês. Isso ocorre, pois, durante a órbita do satélite na Terra, ela passa por dois pontos importantes: o perigeu e o apogeu, dois pontos distintos causados pelo formato elíptico da órbita.

Como ver a Superlua dos Cervos?

A superlua é visível a olho nu e faz o satélite natural da Terra ficar maior e mais brilhante quando visto daqui. A Lua cheia começa às 15h38 (horário de Brasília). O ápice da superlua deve ser por volta das 19h34m.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA