24 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Quando e como um loteamento pode ser considerado um investimento?

Leia Também

ES confirma mais de 60 mil infectados pela Covid-19

De acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (09), o número de curados está em 39.912.

Prefeito de Viana testa positivo para a Covid-19

Gilson Daniel, está com a covid-19. Por precaução, a primeira-dama do município, Sídina Delpupo, também realizou o exame e também testou positivo para a doença.

Vacinas contra gripe liberadas para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

O lote só se torna um investimento realmente se o comprador tiver certos objetivos bem definidos

Por conceito, um investimento é quando utilizamos uma quantia em dinheiro ou títulos com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao valor aplicado. Agora, quando saber se o lote virou uma boa aposta de investimento?

No mercado imobiliário, investir em terras e loteamentos é uma das formas de aplicação do seu dinheiro na busca por uma rentabilidade, seja ela a médio ou longo prazo.  Um dos principais motivos que faz do investimento uma alternativa mais viável é o custo mais baixo na comparação com imóveis prontos, com o objetivo de ter lucro na compra. O lote é visto como um patrimônio versátil e seguro, em que você pode construir a sua casa do jeito que sonhou e conforme a necessidade.

Além disso, ter um lote também oferece maior liberdade de planejar e personalizar a planta do imóvel e construir dentro do tempo que se programar. São vários benefícios! Mas apesar de tantos pontos positivos, o lote só se torna mesmo um investimento se o comprador tiver certos tipos de objetivos. Por isso, é necessário avaliar alguns pontos importantes.

Para ter noção da valorização do loteamento ao longo do tempo, é preciso ter um conhecimento técnico da região que ele está localizado, bem com entender um pouco sobre as projeções econômicas do mercado imobiliário. Dessa forma, é possível evitar a perda de dinheiro e aumentar cada vez mais seu patrimônio.

Uma sugestão é escolher regiões que estão em desenvolvimento, já que, nelas, o lote pode valer muito mais em poucos anos. Com a chegada de novos moradores e de um novo bairro planejado, mais estabelecimentos comerciais se instalarão.

Além de um olhar atento na valorização, para ter a certeza de que o loteamento será um bom investimento, o comprador, mesmo que não almeje morar no imóvel, pode construir e adaptá-lo às suas necessidades e expectativas financeiras.

A cada nova melhoria na construção, mais valor vai sendo agregado ao seu investimento.

E isso pode ser bem benéfico, caso o comprador escolha vender uma casa nesse lote ou alugar para uma empresa, já que é uma excelente e rentável forma de não deixar o investimento parado.

Se você almeja mais investimentos, investir em um lote pode ser um pontapé para isso.

Isso porque ao aumentar o patrimônio do proprietário, o lote ao mesmo tempo facilita a obtenção de linhas de crédito, financiamento e demais serviços financeiros. O que vem a possibilitar o ingresso em novos investimentos, como comprar novos imóveis ou começar um negócio próprio. É um investimento que você faz que, por consequência, gera alguns novos.


Gustavo Barbeitos da Gama é formado em Engenharia Civil pela UFMG e presidente da loteadora Soma Urbanismo. Começou empreendendo em casas populares e fundou a Soma Urbanismo, em 2009, em São Mateus. Acumula conhecimento e experiência relacionados ao investimento imobiliário no interior.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje

Caixa paga terceiro lote do benefício. Saiba mais! Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (9) os...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade