27.2 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

Pesquisador capixaba publica livro sobre transformação digital na indústria

A obra é resultado de estudos realizados pelo professor Luciano Raizer Moura na Alemanha sobre Indústria 4.0

Por Mike Figueiredo

Depois de uma pesquisa realizada no Instituto Fraunhofer, na capital alemã, o professor Luciano Raizer Moura, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), lança um livro sobre as transformações da indústria proporcionadas pela automação e informatização. O autor ressalta o impacto na vida das empresas e das pessoas com a chamada Quarta Revolução Industrial.

A Caminho da Indústria 4.0 – Fundamentos e orientações para a Transformação Digital na Indústria” aborda temas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, big data e Analytics. São assuntos que mudaram a relação das pessoas com o quotidiano. Influenciaram o trabalho, o estudo, a forma de se viver, de se divertir, de se relacionar com o mercado de compras e vendas e fazer negócios.

No livro, Moura apresenta os aspectos da indústria tradicional e a necessidade da sua modernização. Ele aponta a transformação digital como fundamental para fortalecer as empresas e torná-las competitivas. Também considera que é processo inevitável para a sobrevivência dos negócios. A pesquisa envolveu uma análise comparativa da manufatura alemã, berço da Indústria 4.0, com a indústria capixaba.

“O objetivo deste livro é apresentar, de forma simples e direta, temas relevantes à Indústria 4.0, os caminhos, fundamentos e orientações sobre esse processo. A transformação digital é um pilar que vai levar as indústrias a um novo patamar de desenvolvimento”, considera o autor.

O professor Luciano Raizer Moura é vice-presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), vice-presidente da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest). Enquanto cientista, ele se debruça sobre temas como Indústria 4.0, inovação tecnológica e engenharia da produção.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade