25.9 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Ufes fica em 16º lugar no País em ranking de excelência e impacto

Além disso, a universidade capixaba ficou entre as 32 melhores da América Latina no Webometrics Ranking of World Universities, que avalia excelência, transparência e impacto.

Da Redação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu reconhecimento internacional com a divulgação do Webometrics Ranking of World Universities. A instituição capixaba ficou em16º lugar entre as universidades brasileiras e em 32º lugar na América Latina. No mundo, a Ufes ficou em 1.121º lugar entre mais de 31 mil universidades de mais de 200 países.

O Webometrics leva em consideração critérios como excelência em pesquisa, transparência e impacto na web. O levantamento é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisas que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC). Esta é a maior instituição pública de pesquisa da Espanha e a terceira maior da Europa.

Por meio de um amplo levantamento e checagem de informações, as universidades são avaliadas segundo indicadores de internet (webométricos) e de pesquisa (bibliométricos). Segundo o CSIC, indicadores da web são considerados como evidências indiretas na avaliação abrangente e profunda da performance global das universidades, levando em consideração suas atividades e produtos, assim como sua relevância e impacto.

Webometrics Ranking

No mundo, as três primeiras colocadas foram as universidades norte-americanas de Washington, Cornell e Johns Hopkins. Na América Latina, as três primeiras foram a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Dentre as brasileiras, após as duas já mencionadas, estão a Universidade de São Paulo (USP, 5ª na América Latina) e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG, 6ª) e de Santa Catarina (UFSC, 8ª). Foram avaliadas 1.306 instituições brasileiras.

Dentre as instituições do Espírito Santo, a Ufes foi a primeira colocada, seguida do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes, em 65º lugar no Brasil) e da Universidade de Vila Velha (UVV, 123º).

Com informações da Universidade Federal do Espírito Santo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade