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sábado, 4 maio, 2024

Lindenberg terá corredor exclusivo para ônibus e duas alças na 2ª Ponte

Obras estão programadas para começar até o final de 2023, e o plano inclui a instalação de estações para passageiros, bem como a construção de uma ciclovia

Por Kebim Tamanini

A Avenida Carlos Lindenberg terá corredor exclusivo para ônibus entre os terminais do Ibes, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica, com previsão para o início das obras até o final de 2023. Segundo o Governo do Estado, o projeto prevê a instalação de estações para passageiros, uma ciclovia e a construção de duas alças na Segunda Ponte.

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O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que o projeto está concluído. “Estamos nos trâmites finais e esperamos licitar e iniciar este ano. Acreditamos que até o fim do ano a gente possa ter obra, mas vai depender do processo de licitação”, externou.

O projeto é conhecido como Corredor Metropolitano Sul, e tem o objetivo de ligar o Terminal do Ibes, em Vila Velha, ao de Jardim América, em Cariacica, pelo canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, com extensão de 11 km por meio de faixas exclusivas para ônibus.

Lindenberg terá corredor exclusivo para ônibus e duas alças na 2ª Ponte
O projeto tem como base o BRT do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Foto: Semobi/ES

Damasceno comparou o projeto com o BRT do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, e destacou a construção de duas alças na Segunda Ponte. A ideia é que as duas novas alças na Segunda Ponte sejam semelhantes à que já existe no local no sentido Vitória – Cariacica, de acesso ao Jardim América.

“Para pegar a BR 262 ou vai por Vasco da Gama, que é muito estreito, ou vai por São Torquato, com muito trânsito, pista única até chegar ao terminal. Vamos criar uma alça de saída da Segunda Ponte, passar por baixo e ligar na avenida embaixo do campo da Desportiva e vamos encurtar em 20min o tempo. Para sair de Jardim a América a mesma coisa, vai pegar uma para subir e pegar a Avenida Carlos Lindenberg”, explica.

Sobre o município da Serra, o chefe da pasta de obras destaca que há um diálogo com a prefeitura, mas esclarece a necessidade de obras como o Trevo de Carapina, a Rotatória do Ó e o Contorno do Mestre Álvaro serem concluídas. 

A prefeitura da Serra, por meio de nota,  informou que o tópico de faixas exclusivas está em discussão, e que não descarta a ideia. “A Prefeitura reforça, ainda, que a Secretaria de Obras municipal já implantou faixas exclusivas para transportes coletivos na Rotatória Dório Silva e no projeto de ampliação da Avenida Civit I”.

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