Além das consultorias individuais, os empreendimentos beneficiados também participam do programa Acelera Agroindústria
Da Redação
O Espírito Santo tem um robusto setor de agroindústrias familiares, com mais de 4 mil unidades produtivas e um faturamento que ultrapassa R$ 75 milhões. Para fortalecer a agricultura familiar capixaba, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) assinou um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES). A parceria, que conta com um investimento superior a R$ 1,5 milhão já está em andamento e visa qualificar 250 agroindústrias e empreendimentos rurais do Estado.
A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal), que busca impulsionar ainda mais esse segmento.
“O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, está firmemente comprometido em apoiar o empreendedorismo rural. As consultorias tecnológicas, em parceria com o Sebrae, representam um investimento estratégico para fortalecer as agroindústrias familiares. Ao oferecermos as ferramentas e o conhecimento necessários para a modernização dos negócios, estamos contribuindo para o crescimento do setor e para a geração de emprego e renda no campo”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.


Além das consultorias individuais, os empreendimentos atendidos pelo convênio também participam do programa Acelera Agroindústria, busca aumentar a competitividade e o acesso a novos mercados, por meio de rodadas de negócios, palestras, visitas técnicas e incentivo à inovação no setor de turismo rural.
“Em um mundo cada vez mais competitivo, a atualização é fundamental para o sucesso das agroindústrias familiares. As consultorias tecnológicas nos permitem estar sempre à frente, adotando as melhores práticas e tecnologias disponíveis. Com o apoio dessas consultorias, podemos inovar nossos produtos e processos, tornando nossos negócios mais sustentáveis e rentáveis”, destaca Patrícia Ferraz, do Grupo de Assessoramento Técnico da Agroindústria Familiar da Seag.
Em breve a Seag vai lançar um edital para a seleção dos empreendimentos que serão beneficiados com as consultorias. As inscrições estarão disponíveis no site da Secretaria.