23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Inovação e sustentabilidade se aprende na escola

Diretores, professores e alunos falam sobre práticas sustentáveis que adotam no dia a dia e como a inovação faz parte desse desafio

Sustentabilidade e inovação tem sido temas recorrentes em sala de aula. Na Escola Municipal Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, conhecida como Asfa, em Jardim Camburi, sustentabilidade é um assunto que faz parte da grade curricular dos estudantes, assim como em toda a rede de ensino de Vitória. Os alunos aprendem práticas de separação do lixo, reciclagem de materiais, economia de água, entre outras.

“O que aplicamos na escola é o bê-á-bá da sustentabilidade”, explica a diretora da escola, Elenir Borlot. “Mas, nesses tempos tecnológicos, qualquer forma de inovação nessa área nos deixa curiosos”.

- Continua após a publicidade -

E é justamente essa curiosidade que a diretora e outros convidados terão a oportunidade de “matar”, no Parque Botânico da Vale, nesta quinta-feira (30). Eles participam da terceira edição da Arena VOS (Vários Olhares Singulares), cujo tema será Repensando a Sustentabilidade. A palestra será de Carlos Piazza, fundador da CPC, empresa focada em negócios e transformação digitais e seus impactos na sociedade. O professor, escritor, mentor de startups e consultor empresarial propõe novas formas de pensar o tema, tendo como foco a inovação.

Inovação e sustentabilidade se aprende na escola“Quebrar paradigmas e modelos do passado está na ordem do dia. A disrupção chega com muita potência sobre a forma com que as empresas criam valor, mudam relacionamentos, a forma de se relacionar, de consumir, de trabalhar.”, explica Piazza.

O consultor enfatiza o grau da mudança que a disrupção representa. “Muda tudo no entorno das pessoas de forma profunda e decisiva. A inovação é regida por duas vertentes, o progresso humano versus tempo. O tempo está cada vez mais curto e o progresso humano cada vez mais expressivo.”.

E o que esse momento exige de cada um de nós. “Isto demanda atenção e muito cuidado ao transitar neste novo mundo. É um caminho sem volta, não há nada que nos mostre que retrocederemos com o que assistimos hoje”, destaca o consultor (Confira entrevista completa de Piazza à ES Brasil ao final da matéria).

Inovação e Sustentabilidade no dia a dia

No dia a dia, Elenir Borlot está acostumada a pensar e trabalhar o tema sustentabilidade em todos os níveis do Ensino Fundamental na Escola Asfa. “O que muda é a linguagem, que é trabalhada de acordo com a faixa etária dos estudantes”, esclarece.

Dessa forma, os estudantes mobilizaram familiares e amigos para arrecadar garrafas PET e caixas de leite, que foram recicladas para serem transformadas em pufes. “Cada turma trabalhou com um tipo de material e, com a ajuda da equipe do Parque da Fazendinha, que também fica em Jardim Camburi, produzimos os pufes. Houve interação e uma abordagem bacana dos profissionais falando da importância de fazer reciclagem de objetos e sobre a necessidade de não jogar esse tipo de material no lixo de qualquer jeito”, destaca a diretora.

A sustentabilidade está também na horta que os alunos cuidam e mantêm também no Parque da Fazendinha. O adubo usado no cultivo é produzido de forma orgânica, utilizando as cascas dos legumes da própria merenda escolar.

Inovação e sustentabilidade se aprende na escola“O que se faz é uma compostagem natural. Os restos da merenda são depositados num canteiro específico, e as crianças podem observar cotidianamente como ocorre a degradação e o bem que esse tipo de adubo proporciona para a produção de alimentos cultivados na horta”, detalha Elenir.

O que fazem os alunos da Asfa está na origem do conceito de sustentabilidade, termo derivado do latim “sustentare”, que significa sustentar, conservar, apoiar e cuidar. Tudo isso envolve, sim, a maneira como se deve agir em relação à natureza, podendo ser aplicado tanto a uma comunidade quanto a todo o planeta.

Relevância do tema

Esse assunto ganhou relevância nos últimos 50 anos, mais precisamente a partir de 1972, com a realização da Conferência de Estocolmo. Quinze anos depois, em 1987, foi a vez de o documento “Nosso futuro comum” sustentar a obrigação urgente de suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras. A partir da Eco 92, no Rio de Janeiro, reafirmou-se através da Agenda 21 que todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

Veio a Cúpula da Terra, em 2002, em Johanesburgo, na África do Sul, onde cresceu a preocupação de reafirmar o conceito de desenvolvimento sustentável, bem como da cooperação internacional para os acordos de controle de gases de efeito estufa. Mais 10 anos se passaram até a Rio +20, em 2012, em que a economia verde, as questões sociais e o conceito de conexão entre todos os stakeholders passou a ficar em evidência. A sustentabilidade passa a exigir participação ativa das empresas, como parte de uma governança corporativa.

Avanços que são acompanhados com interesse por Maria Clara, de 13 anos. A aluna do 8º ano do Colégio Salesiano, de Jardim Camburi, está antenada com a necessidade de mudança de comportamento.

“Sustentabilidade envolve ter um consumo consciente, a fim de preservar o meio ambiente e manter a qualidade de vida das pessoas. Para que as gerações futuras também possam ter contato com a natureza”, observa a estudante, que procura adotar práticas sustentáveis até nas horas de lazer. “Quando vamos à praia, muitas vezes encontramos lixo espalhado pela areia e até dentro do mar. Sempre que possível, recolhemos e levamos para as lixeiras. Do contrário, essa poluição pode afetar a vida marinha”.

Bons exemplos de Inovação e Sustentabilidade

Lições como essas Maria Clara vem assimilando desde cedo com a mãe, a assistente social Maria Gorete Gallo Birchler. Até um simples papel de bala era guardado nos bolsos para ser jogado na lixeira, evitando que fossem parar no chão. Entre outras ações, como fazer reciclagem, manter as luzes da casa apagadas, economizar água etc.

“Isso faz com que os meus filhos cresçam com mais consciência. Sempre passei para eles que sustentabilidade não envolve só o meio ambiente, mas as pessoas como um todo. Há também a questão do valor econômico, porque as empresas que não têm foco nesse tema estão fadadas ao fracasso. Por isso, desde sempre, é preciso ser pró-ativo e passar essas lições, para educar as novas gerações em relação ao futuro da humanidade”, expõe Gorete.

Como cita a assistente social, sustentabilidade é um conceito que está baseado em um tripé, formado pelos princípios ambiental, social e econômico. Somente com a integração desses três fatores a sustentabilidade de fato acontece.

No caso do fator social, envolve as condições de vida das pessoas, como educação, saúde, violência, lazer, entre outros aspectos. O princípio ambiental refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, pelas comunidades e empresas. Já o econômico está relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, aspectos que precisam englobar também questões sociais e ambientais.

É o que compreende Norma Góes, supervisora do Ensino Fundamental II no Colégio Salesiano de Jardim Camburi. Para ela, sustentabilidade não envolve só o cuidado com o meio ambiente.

“Se pensarmos assim, fica uma coisa estanque e distante. Sustentabilidade trata de uma mudança de postura para garantir a nossa sobrevivência, ou seja, a existência de todos nós no planeta”, aponta Norma. “Não basta só aprender ou falar sobre isso. É preciso ter ações”.

Ações como a própria supervisora educacional tenta manter no dia a dia, separando o lixo seco do úmido, conforme os preceitos de um bom sistema de coleta seletiva. Ela também colabora com o projeto Tampinhas Solidárias, presente em várias partes do mundo e também no Espírito Santo.

“Trata-se de uma entidade que junta tampinhas plásticas para depois vendê-las e, com o dinheiro, comprar cadeiras de roda ou de banho para quem precisa. Até na escola também faço essa coleta”, conta Norma. “São projetos ainda muito pequenos, mas que precisam da conscientização de todos”.

João Manoel Ribeiro Machado, de 13 anos, também tenta fazer a sua parte. Afinal, o tema sustentabilidade está sempre presente nas disciplinas que cursa no 8º ano do Colégio Salesiano.

Inovação e sustentabilidade se aprende na escola“Vejo como sustentabilidade o fato de se buscar formas de desenvolvimento que não prejudiquem o planeta, sabendo que nossas ações podem gerar consequências boas ou ruins para o futuro”, analisa João, ligado na necessidade de adotar boas práticas a qualquer momento. “Tento não repetir os erros de outras pessoas. Sempre que vejo uma embalagem ou sacola plástica jogada no chão, pego e coloco na lixeira, pois sei que esse tipo de material pode provocar danos à natureza”.

O que não dá para negar é que essas práticas tornam alunos, professores, supervisores, diretores e outros profissionais das duas escolas muito mais conscientes em relação à sustentabilidade. Mas todos reconhecem que é possível ir além. Buscar novas práticas, seguindo as transformações em curso no século 21. Ou seja, inovar.

“Falar de inovação envolve um olhar diferenciado em relação ao que já existe. Com tanta tecnologia hoje em dia, a cada segundo pode vir uma coisa nova. Não dá para saber o que pode surgir”, reconhece Elenir Borlot. A diretora da Asfa, citando a facilidade que os alunos têm para lidar com essa nova realidade. “As crianças e adolescentes dominam muito mais do que a gente essa nova tecnologia. Já nascem com o mouse na mão. A nova geração está vindo para inovar no dia a dia”.

Norma Góes também percebe isso no Salesiano. Porém, reforça a necessidade de professores e pais também colaborarem e incentivarem os filhos a terem atitudes sustentáveis.

“A gente vem de uma geração que não deu muita importância a esse assunto. Agora temos a responsabilidade de avançar nesse aspecto, reforçando os conceitos de sustentabilidade com os nossos filhos e aluno”, afirma.


Debater novos conceitos e atitudes é o único caminho para acompanhar a velocidade das mudanças! A Arena VOS é um ótimo exemplo de debate com muita informação de excelente qualidade. Vale a pena conferir. Cobertura em tempo real – você quer? Nesta quinta-feira, no Instagram @arena.vos, conteúdos exclusivos durante a palestra com Carlos Piazza sobre #SUSTENTABILIDADE, darão uma prévia do que estará disponível na íntegra logo, logo no www.arenavos.com.br. Acompanhe a cobertura e o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #ArenaVOS#VariosOlharesSingularesingulares

Leia Mais:

Exclusivo: Entrevista com Carlos Piazza 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA