Arena VOS: um novo conceito de Inovação

Foto: Divulgação / Vale

Cada ponto de vista é apenas uma parte da construção do todo

Nesse mundo cada vez mais competitivo, inovar é a palavra de ordem. Mas, de que posição precisamos olhar o mundo para sermos capazes de intervir nele? Mudar exige quebra de paradigmas, novas perspectivas de ideias e ações. É preciso pensar inovação “fora da caixa”.

Muito além de criar grandes projetos, pensar fora da caixa é estimular o cérebro com criatividade e novas emoções, a fim de usá-las como engrenagens à mudança, ainda que em pequenos processos na rotina de vida.

E é justamente essa pluraridade de possibilidades que a inovação carrega em si, que tem sido usada como “combustível” para propor discussões e compartilhamento de diferentes pontos de vistas no projeto Arena VOS. A construção de novos olhares, mais abrangentes e completos, sobre questões que estão em nosso dia a dia.

A segunda edição do evento, realizado nos dias 28 de março e 03 de abril, no Museu Vale, em Argolas, Vila Velha, trouxe temas que surgem como norteadores de ideias e atitudes. O eixo central da Arena VOS, criado pela Vale, é o entendimento de que inovar vai muito além de transformar grandes coisas ou promover grandes invenções.

Inovar está também em mudar a forma como tradicionalmente fazíamos algo, colocar em prática a facilidade que o mundo nos proporciona. E em meio a esse desafio, surgem conceitos como “internet das coisas”. Quem há 20 anos poderia imaginar a própria geladeira comunicando a falta de determinado produto? Ou a carteira avisando que foi esquecida?

A Arena Voz dessa vez trouxe Carl Amorim, engenheiro com MBA em Finanças, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração. O atual representante do Blockchain Research Institute no Brasil provocou o público com a palestra “Fim da Mediação. A sociedade toma seu lugar de fala”. Nos fez visualizar o surgimento de sistemas descentralizados, formados pela conexão e inclusão de cada vez mais pessoas, pontos de vista e discussões, nos diferentes âmbitos da vida.

A palestrante Gabriela Augustini provocou o público a pensar sobre a inovação na sociedade – Foto: Divulgação / Vale

“Inclusão é a palavra-chave. Quanto mais se inclui – e quando falo em incluir significa a inclusão de pessoas, pontos de vistas, diálogos, recursos e posições – maior a diversidade que obtemos. E quando há maior diversidade, temos modelos exponenciais, não lineares. E a exponencialidade é o segredo da mudança”, defende Amorim.

A tecnologia surge para mudar perspectivas e tirar o cidadão da “zona de conforto”. “O blockchain não significa o fim de instituições como cartórios, bancos e universidades, por exemplo. Ele está trazendo para nós uma internet de valor que não tem um intermediário. Quando falo de identidade, eu falo de cartório; quando falo em moeda, falo em Banco Central; quando falo em financiar uma empresa, falo em CVM; quando falo em diploma, falo em universidade. Futuramente, poderemos fazer tudo isso sem essas instituições. Não quer dizer que irão sumir, mas se resignificar. Irão aprender a trabalhar e agregar valor de outra forma”, aponta.

Um segundo debate se deu em torno do tema “Cidadania 2.0: A sociedade como protagonista da transformação”. Na palestra, proferida pela jornalista, consultora de inovação e diretora do Olabi Makerspace, Gabriela Augustini, um importante questionamento foi levantado: Como fazer a diferença por meio de iniciativas nas áreas de sustentabilidade, educação, cidadania e esporte?

Por meio de um debate, os palestrantes interagem com o público sobre os temas abordados. Foto: Divulgação / Vale

A ideia “é entender como se organizar, nos juntando para criar coisas para intervir em nossa rua, no nosso bairro, na sociedade. Precisamos fazer tudo para que se transforme em uma melhora de bem-estar das pessoas e redução de das desigualdades sociais e abordar os temas que, de fato, importam”, explica Gabriela.

O conceito de revolução 4.0 e como a internet pode ajudar nas tomadas de decisão do dia a dia são importantes questionamentos apontados pela jornalista. “Hoje, com a internet, é possível criar coisas que atingem uma camada tão grande da população, que conseguimos viabilizar ações impossíveis em décadas atrás”. Ela reforça que a internet chegou ao Brasil com um viés cidadão e não comercial. “A Internet foi implantada no país durante a ECO 92, quando ambientalistas queriam reportar tudo o que acontecia durante a conferência.  O fato da internet ter chegado desta forma fez com que tivéssemos uma certa tradição de cidadania nesse campo”, enfatiza.

Hoje, temos em mãos a realidade da internet das coisas, a impressão 3D, a robótica, a realidade aumentada, o big data, a nanotecnologia, a biologia sintética. Tudo sinônimos da inovação. Mas, o que pode, de fato, acontecer em um futuro não tão distante? Como usar isso tudo pra transformar nossa realidade?

Fundamental lembrar que vivemos em um país marcado por uma desigualdade sem tamanho. E que, em se tratando de minimizar esse “abismo”, a tecnologia vem sendo utilizada incorretamente. A sugestão deixada na passagem pelo Arena VOS é que possamos usá-la a nosso favor, para sermos capazes de criar um mundo melhor e nos orgulhamos dele no futuro.

Tecnologia e inovação devem contribuir para que comunidades se organizem e realizem projetos, a partir de uma sociedade com voz ativa. O desafio é perceber a possibilidade de se conectar a outras pessoas para, assim, fazer a diferença e transformar sua realidade.

Passar pela Arena VOS é ter despertado o anseio de compartilhar vivências distintas e, assim facilitar a compreensão de cenários atuais, porque cada ponto de vista é só uma parte do todo. Passar pela Arena VOS é entender essa possibilidade de “ganhar o mundo”. De sermos protagonistas de nossas histórias, alcançar o sucesso necessário para sermos felizes. Às vezes, com pouco, às vezes, com muito, mas felizes.

Arena VOS

A Arena VOS – Vários Olhares Singulares é um projeto da Vale iniciado em novembro de 2017. Em tão pouco tempo, se tornou uma grande plataforma que trabalha os conceitos de inovação e coletividade de forma muito peculiar.

Une representantes de instituições, sociedade, organizações governamentais ou não e veículos de Comunicação para criar experiências e reflexões sobre assuntos diversos. Confira detalhes de como foram realizadas essas experiência em: https://www.facebook.com/arenavos/

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!