27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Iniciativa privada apoia pesquisa sobre cultivares de arábica

A Natufert fornece adubos para as lavouras, desde o plantio até a fase final de produção, para projeto com 10 cultivares de café arábica

Por Amanda Amaral

Uma pesquisa está analisando cultivares de café arábica no Espírito Santo e, para isso, conta com apoio da iniciativa privada por meio do fornecimento de adubos para as lavouras, desde o plantio até a fase final de produção.

- Continua após a publicidade -

O projeto Seleção de Cultivares de Café Arábica teve início em 2018 e conta com a participação da Natufert, empresa de Ibatiba que produz fertilizantes de alto desempenho com base orgânica.

Realizada em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a pesquisa busca compreender o comportamento de 10 cultivares em diversas regiões, altitudes e condições climáticas diferenciadas.

Ineditismo

“Com esse projeto será possível identificar o perfil sensorial, potencial produtivo e comportamento das principais cultivares de café plantadas no Brasil. Os resultados deste projeto irão embasar o entendimento sobre quais as cultivares apresentam os melhores desempenhos produtivos para cada região do Estado. É algo inédito e inovador no Espírito Santo”, destaca o coordenador técnico da empresa de fertilizantes, Otávio Araújo.

A Natufert apoia o desenvolvimento do projeto fornecendo toda a adubação das lavouras, indo do plantio até a fase final da produção. “Alinhado a isso, nossa equipe mantém visitas periódicas nas áreas realizando avaliações de desenvolvimento das plantas”, explica.

Cultivares selecionadas

As cultivares selecionadas de café arábica pelo projeto são: Catucaí Vermelho 785/15, Catucaí Amarelo 2SL, Catucaí Amarelo 24/137, com seleções do extensionista do Incaper; Cesar Abel Krohling, Catuaí Vermelho IAC 44, Catiguá MG2, IPR 103, Arara, Acauã Novo, Tupy e Japi.

Iniciativa privada apoia pesquisa sobre cultivares de arábica
Produtores rurais verificam plantação de cultivares de arábica no Espírito Santo. Foto: Divulgação/Incaper

O “Projeto Seleção de Cultivares de Café Arábica” já implantou 18 unidades experimentais em Muqui; nos municípios que pertencem à região da Indicação Geográfica (IG) Café do Caparaó: Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire.

Já da região da IG Café Montanhas do Espírito Santo, os municípios que receberam as unidades foram Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa/São Roque do Canaã. Os municípios de Alto Rio Novo e Mantenópolis, da região Noroeste Capixaba, também receberam as unidades.

Altitude das plantações

As unidades experimentais estão implantadas em altitudes que variam de 600 metros a 1.400 metros, em propriedades de cafeicultores que são lideranças locais e parceiros do Incaper.

Entre as 18 unidades experimentais, uma de Santa Maria de Jetibá e a unidade de Domingos Martins, em Alto Parajú, são conduzidas no sistema de cultivo orgânico. As demais unidades são conduzidas no sistema de boas práticas agrícolas.

Sobre a Natufert

Há 11 anos no mercado, a Natufert é a maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo. Sua sede fica em Ibatiba, mas sua área de atuação inclui a Bahia, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Goiás.

A Natufert produz três linhas de produtos. São eles: Safra Certa, que tem alta concentração em nitrogênio (N) e potássio (K) e é indicada para a formação e produção; Base Mega, que é recomendada para as etapas de plantio e fosfatagem, já que são ricos em fósforo (P). E a linha Humifort, que é composta por fertilizantes orgânicos que melhoram as características químicas, físicas e biológicas dos solos. Os fertilizantes farelados da linha Humifort têm certificado do IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.

Com informações do Incaper e da Natufert. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA