19.9 C
Vitória
segunda-feira, 27 junho, 2022

Influenza: vacina que também protege contra nova cepa do vírus já está disponível no ES

esbrasil-vacina-influenza
A expectativa inicial anunciada pelo Ministério da Saúde é imunizar, nas cerca de 38 mil unidades básicas de saúde (UBS). Foto: Sesa

A vacina que também imuniza contra a nova cepa do vírus Influenza que causou uma endemia no Espírito Santo no início de 2022 será disponibilizada pelo SUS a partir de abril, mas já está disponível no estado 

Por Wesley Ribeiro 

No Espírito Santo, a secretaria de Estado de Saúde (Sesa) anunciou recentemente que vai antecipar para o mês de março a campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus causador da gripe. Neste ano, a novidade é que a vacina também vai imunizar contra a nova cepa do vírus, a variante Darwin (H3N2), que lotou as unidades de pronto atendimento entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Em nível nacional, segundo o Ministério da Saúde (MS) a 24° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai imunizar 1,5 milhão de brasileiros e terá início a partir do dia 04 de abril de 2022.

Dividida em duas etapas, a campanha, que tem por objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo para a vacinação, estende-se até o dia 03 de junho deste ano. O dia D de mobilização social vai acontecer no próximo dia 30 de abril.

Apesar desse número expressivo de pessoas a serem vacinadas, nem todos vão poder receber a vacina fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Grupo Prioritário 

Para este ano, a primeira etapa vai contemplar os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde, uma população estimada de 704.772 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

Na segunda etapa, serão contemplados: crianças (6 meses a menores de 5 anos), além de gestantes; puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Juntos, eles formam uma população de 787.802 pessoas no Espírito Santo, segundo a Sesa. 

A solução para quem não está incluso no grupo prioritário é adquirir o imunizante na rede privada. Na Grande Vitória, pelo menos três clínicas particulares oferecem a vacina que imuniza também contra a nova cepa Darwin (H3N2). O valor da dose varia de entre R$79 e R$140. 

O vírus Influenza

De acordo com a infectologista do Hospital Maternidade São José, em Colatina, Fernanda Foreque, existem três tipos de vírus Influenza circulando no Brasil: A, B e C.

“O vírus da Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas endemias que ocorrem de tempos em tempos. A vacina contra a gripe ofertada no Sistema Único de Saúde protege contra a Influenza A e B”, explica.

Ela esclarece ainda que, conforme informe técnico do MS, por meio de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas Influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2022 deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação.

– A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09

– A/Darwin/9/2021 (H3N2)

– B/Australia/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

“Desta forma a variante Darwin está contemplada pelo sus”, ressalta Fernanda.

Segundo a infectologista, a Influenza é uma doença respiratória. Sendo assim, para prevenir-se, além de tomar a vacina, é importante higienizar as mãos, manter a etiqueta respiratória, como cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e usar lenços descartáveis.

“No final de 2021 tivemos um surto de influenza A H3N2. Momento em que a população já flexibilizava as medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 (uso de máscaras e o distanciamento social) além deste fato estar associado a baixa cobertura vacinal da gripe naquele ano e da vacina não contemplar o subtipo circulante. A gravidade observada foi similar à das gripes de anos anteriores, mas a antecipação do surto pegou a população desprotegida”, conclui Fernanda.

Segundo a Sesa, o Espírito Santo recebeu na última terça-feira, 22 de março, doses da vacina contra Influenza e a distribuição teve início no dia seguinte para as Regionais Sul, Norte e Central e aos municípios da Regional de Saúde Metropolitana, que já poderão dar início à Campanha.

Onde encontrar

Gratuita: SUS (para grupo prioritário)

Clínica Biovacines
Avenida Adalberto Simão Nader, 675, Loja 02, Bairro República, Vitória
Informações: (27) 99293-3964

SIS Vacinas
Rua Aleixo Netto, 322, Edifício Light Tower, Loja 01, Térreo, Sala 407, Vitória/ES
Informações: (27) 3227-7140

CVP Vacinas
Avenida Rio Branco, 449, Santa Lúcia, Vitória
Rua João da Cruz, 164, Praia do Canto, Vitória
Rua Henrique Moscoso, 444, Loja 01, Praia da Costa, Vila Velha
Unique Mall – Av. José Maria Vivácqua Santos, 280, Loja 26, Jardim Camburi, Vitória
Avenida Central, 1388, Parque Residencial Laranjeiras, Serra, ES
Avenida Min. Euríco Sales de Águiar, 296, Campo Grande, Cariacica
Informações: (27) 3024-4900

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade