28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Indústria capixaba e Ufes estreitam laços para a geração de profissionais

Encontro entre a Chapa que concorre à reitoria da universidade e a Findes aconteceu nessa segunda (30).

Por Gustavo Costa

Com o objetivo de alinhar cada vez mais o ambiente acadêmico e a indústria no Espírito Santo, as professoras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Edinete Rosa e Maria Lúcia Teixeira Garcia se reuniram com a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cristhine Samorini. Entre os assuntos tratados no encontro realizado na Findes, o destaque fica para necessidade de uma atuação em conjunto de vários segmentos para a geração de uma mão de obra cada vez mais especializada no Estado, além da eleição para a reitoria da Ufes. 

- Continua após a publicidade -

Candidata ao pleito que acontecerá em novembro, Edinete Rosa poderá ser a primeira reitora empossada da história da Ufes, e aproveitou para lembrar que é um momento único também na indústria, uma vez que Samorini é a primeira mulher na presidência da Findes. Para a professora, uma parceria com a Findes é fundamental, ligando futuros profissionais que estão nos bancos da universidade e as empresas, investimentos em pesquisa e cursos de capacitação. “A parceria entre a indústria capixaba e a Ufes é imprescindível para o constante desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo. Estou certa que juntas, Findes e Ufes podem elevar a qualidade da formação de nossos estudantes para uma inserção no trabalho cada vez mais especializada e integrada internacionalmente, vide, por exemplo, a movimentação nos nossos portos.  Em tempos de recursos públicos escassos, trazer as empresas para contribuir com a universidade amplia nossa capacidade de formar profissionais que estejam atentos aos anseios da sociedade”, explicou Rosa.

Já Cris Samorini enfatizou a importância de criar e aumentar as parcerias com a universidade e lembrou que as empresas podem e devem utilizar muito mais o potencial da Ufes para a obter profissionais que farão muita diferença no mercado.  

Duas chapas disputam os cargos de reitor e vice-reitor da Ufes

Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Rosa busca o cargo de reitora do quadriênio 2024-2028 tendo como vice na sua chapa a professora do Departamento de Serviço Social, Maria Lúcia Teixeira Garcia. Elas disputam com a chapa formada pelo o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, que tem como candidata a vice-reitora a professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Sonia Lopes Victor. O primeiro turno do pleito acontecerá no dia 8 de novembro. Já o segundo turno, se necessário, está definido para o dia 22 de novembro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA