17.7 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Idosos são protagonistas do Festival de Cinema de Muqui

Exibição de filme para moradores do lar de idosos e Baile da Melhor Idade integram programação do FECIM, entre sexta (17) e domingo (19)

Por Mariah Friedrich

O Festival de TV e Cinema de Muqui, realizado no Maior Sítio Histórico do Espírito Santo, chega a sua décima segunda edição, que terá como foco narrativas protagonizadas por pessoas idosas, neste fim de semana, entre sexta (17) e domingo (19) no Parque de Exposições da cidade. A entrada é gratuita.

- Continua após a publicidade -

O evento de difusão audiovisual reúne exibições de filmes de curta metragem, projetos multiplataformas, séries de TV, além de apresentações musicais de Mesa 3, Cenir Brasil, Forró Numa Boa, Dieguinho do Cavaco e Bandassa. A programação acontece na modalidade híbrida, transmitido diretamente do canal do Youtube do FECIM ao vivo para todo o Brasil diretamente da Praça Pública Municipal. 

Com prioridade para obras audiovisuais que apresentem narrativas tendo os idosos como protagonistas, a edição deste ano também traz atividades dedicadas a esse público. O evento na sexta (17), às 14h, com uma exibição do filme “Um samurai em São Paulo” para os moradores do Abrigo Lar Frei Pedro. No sábado (18), às 20h o projeto fez uma parceria com a organização dos bailes da terceira idade da cidade e trouxe para a programação do festival o Baile da Melhor Idade, com show de Cenir Brasil, promovendo um intercâmbio entre as gerações. 

Idosos são protagonistas do Festival de Cinema de Muqui
Jussan Silva – Foto: Acervo pessoal

“Percebemos a relevância da discussão em torno dos idosos e Muqui é uma cidade com um número grande de pessoas na faixa etária acima de 60 anos, nós temos referências da cultura popular tradicional que estão nesta faixa etária e decidimos homenageá-los”, relata o idealizador do FECIM, Jussan Silva e Silva. 

O Festival deseja reunir filmes que revelem o poder das histórias vindas dos espaços e contextos não hegemônicos, obras que mostrem em ações e movimento como é a vida dos personagens, para além dos estereótipos, que vivem “fora dos eixos” pelo Brasil afora.

Mostras

A programação do festival reúne três mostras competitivas. Confira a seguir:

Mostra Nacional de Curta-Metragem – Filmes de ficção, documentário, animação, experimental ou de gênero híbrido com no máximo 15 minutos de duração e finalizados entre 2012 e 2023, inéditos no FECIM.

Mostra Nacional de TV – Episódio piloto nas categorias: ficção, documentário e ou animação de até 26 minutos de duração, finalizados entre 2012 e 2023, inéditos no FECIM.

Mostra Nacional de WEB – Projetos Multiplataformas – Episódio piloto nas categorias: ficção, documentário e ou animação em qualquer formato de duração ou plataforma, finalizados entre 2012 e 2023, inéditos no FECIM.

Premiações

As obras selecionadas concorrem a prêmios nas categorias Júri Popular e Melhor do Festival. O Júri Popular é composto por moradores da cidade de Muqui e premiará com o “Troféu Mucuim”, a melhor obra de acordo com seu gênero em cada Mostra Competitiva. O público online também poderá participar da votação através de um link próprio. Já a categoria Melhor do Festival reúne todos os filmes selecionados e premiará, por meio de votação do público, com o “Troféu Mucuim”, a obra que mais represente a edição 2023.

Sobre o festival

Único Festival de TV e Cinema do Sul do Espírito Santo, o FECIM impacta na educação e na economia da cidade com a realização, ao longo dos meses que antecedem à sua realização, de práticas culturais em escolas, cineclubes, espaços públicos e comunidades rurais, envolvendo um público diversificado, promovendo a participação social e a valorização do Sítio Histórico.

Realizado desde 2012 em Muqui, o projeto tem o intuito de promover a Economia Criativa da cidade através do audiovisual e apoiar a produção independente, contemplando as diversas visões da diversidade audiovisual brasileira. O objetivo da iniciativa idealizada por Jussan Silva e Silva é potencializar o cinema em comunidades interioranas contribuindo para o acesso à informação e à difusão da Cultura.

A décima segunda edição do evento busca valorizar a participação popular, a construção de novas narrativas e o conteúdo multiplataforma sob o olhar de quem vive no interior do Brasil. O Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2013, ressalta a necessidade de promoção da interiorização da Cultura em todas os seus segmentos. Defender a promoção do interior capixaba é uma vocação do Festival.

Programação:

Sexta Feira (17)

14h: Exibição do filme “Um samurai em São Paulo” no Abrigo Lar Frei Pedro.
17h: 2º Seminário Regional de Turismo da Região dos Vales e do Café, com a presença do(a)s Secretário(a)s Municipais de Turismo de Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui
19: Abertura do 12º FECIM e Mostra de Cinema
21h: Show com “Mesa 3”

Sábado (18)

15h: Oficina de Percussão com as Madalenas do Jucu
17h: Roda de Conversa “Turismo acessível para a melhor idade”
19h: Mostra de Cinema
20h: Baile da Melhor Idade com Cenir Brasil
22h: Show com Forró Numa Boa

Domingo (19)

18h: Apresentação Cultural do “Boi Xodó”
18h: Pagode com Dieguinho do Cavaco
19h: Premiação e homenagem a Luiz Antônio Princisval
19h30: Show com Bandassa

Serviço:

12º Festival de TV e Cinema de Muqui

Sexta (17) a domingo (19)
Parque de Exposições de Muqui – R. Cel. Mateus Paiva, Cruzeiro, Muqui
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -