O governador Renato Casagrande, que disputa a reeleição, é quem terá o maior tempo no horário eleitoral gratuito
Por Josué de Oliveira
O horário eleitoral gratuito no rádio e tv vai começar nesta sexta-feira (25). No Estado, o governador Renato Casagrande, que disputa a reeleição, terá o maior tempo para apresentar suas propostas.
Casagrande terá tempo de 6 minutos e 14 segundos. Em seguida Manato terá 1 minuto e 17 segundos. Guerino Zanon terá 1 minuto e cinco segundos; Audifax terá 59 segundos e Aridelmo 24 segundos.
Para o Senado, Rose de Freitas é quem terá o maior tempo. São 2 minutos e 37 segundos para a candidata que disputa a reeleição.
Em seguida vem Erick Musso (1’25”), Magno Malta (33″) e Gilberto Campos (12″). Nelson Júnior terá 10 segundos.
No primeiro turno as propagandas serão exibidas de segunda a sábado, até o dia 29 de setembro. Serão dois blocos de 25 minutos. No rádio, a exibição será às 7 horas e ao meio-dia; na TV, às 13 horas e às 20h30.
A propaganda eleitoral gratuita é obrigatória nas emissoras de rádio e de televisão que operam em VHF e UHF. Os partidos são obrigados a garantir o uso de recursos de acessibilidade, como a utilização de janela com intérprete de Libras, legendas em texto e audiodescrição.
De acordo com a Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a exibição dos programas eleitorais respeitará um sistema de rodízio.
O partido político ou a coligação que teve sua propaganda apresentada em último lugar será deslocado para o primeiro lugar da ordem de exibição no dia seguinte e assim sucessivamente.
O candidato não pode degradar ou ridicularizar seus adversários durante o programa. Também é proibida, no horário destinado às candidaturas proporcionais, propaganda de candidaturas majoritárias ou vice-versa. E
Entretanto é permitido o uso de legendas com referência às candidaturas majoritárias ou a exibição, ao fundo, de cartazes ou fotografias de candidatos, fazendo menção ao nome e ao número de qualquer candidatura do partido, federação e coligação.