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sexta-feira, 26 abril, 2024

Himaba ganha tecnologia de ponta para agilizar os processos

Com a nova tecnologia, as rotinas assistencial, médica e administrativa do Himaba tornam-se mais ágeis e simplificadas

Por Wesley Ribeiro 

A partir de agora, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, passa a contar com uma nova tecnologia que dará acesso aos gestores a dados como indicadores referentes à quantidade de exames e cirurgias realizadas, pacientes atendidos, entre outros.

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Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), trata-se do Sistema Business Intelligence (B. I) desenvolvido pelo Instituto Acqua, organização social que administra o hospital. Com isso, as rotinas assistencial, médica e administrativa tornam-se mais ágeis e simplificadas.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da unidade, Jonas Emanuel Vieira, a novidade proporcionará uma maior assertividade no planejamento de melhorias.

“Pois se trata de um mecanismo que possibilita o acesso a dados importantes e que podem ser acessados de qualquer lugar, mas lembrando que será respeitada a Lei Geral de Proteção de Dados”, explica.

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O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha – Foto: Divulgação/Sesa

Além do sistema, nos últimos meses, a equipe se dedicou a implementar a pesquisa de satisfação eletrônica, realizada pelo Setor de Qualidade, que substituiu os formulários de papel utilizados pelos pesquisadores por tablet.

“Os recursos tecnológicos têm o poder de transformar a gestão. A instantaneidade da informação é a base para que haja agilidade nas tomadas de decisões e, principalmente, coerência e qualidade nos resultados. Podemos e devemos utilizar o que temos ao nosso alcance para modificar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, garante Fabio Diehl, diretor-geral do Himaba.

Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, as novidades passam pelo trabalho de transformar a realidade do hospital. “Tendo a eficiência como um dos nossos pilares, tecnologias como o B.I permitem corrigirmos falhas e melhorarmos os serviços ofertados à população. É a responsabilidade aliada ao esforço para fortalecer o SUS”, pontua o gestor.

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