24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Entenda porque é necessário higienizar os itens infantis na pandemia!

Brinquedos, chupetas, mamadeiras precisam de cuidados especiais para evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e garantir a saúde dos pequenos

Os brinquedos das crianças são itens que geralmente estão expostos à sujeira e bactérias, não é mesmo? Nesse momento em que o mundo enfrenta uma pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), os cuidados com esses objetos devem ser redobrados, segundo informa o médico pediatra e especialista em cuidados infantis, Jovarci Motta.

“Crianças costumam abraçar, beijar e emprestar brinquedos com frequência, por isso é necessário inspecioná-los em busca de avarias. Os que estiverem danificados devem ser adequadamente desprezados, pois são mais propensos a ser mais infectados”, alerta.

- Continua após a publicidade -

Geralmente, esses itens possuem recomendações do fabricante sobre a limpeza e os cuidados dependendo do tipo de material utilizado. Os brinquedos de plástico, que são mais comuns, devem ser limpos com água e sabão neutro, de acordo com o pediatra. “Caso apresente muitos relevos, uma escova macia pode ser usado nos pontos mais difíceis”, diz ele.

O especialista afirma que para os brinquedos eletrônicos é necessário um cuidado especial. Após a retirada de pilhas ou baterias eles podem ser higienizados com lenço ou pano umedecido com desinfetante ou álcool gel 70%. “É necessário evitar o uso excessivo desses produtos, pois podem infiltrar nos brinquedos”, destaca.

Para os brinquedos utilizados no banho, Motta informa que é importante que usar uma escova com sabão ou detergente neutro para remover o limo. Já para os brinquedos de pelúcia ou pano não são boas opções para crianças alérgicas, pois servem de abrigos para ácaros, fungos e acúmulo de poeira, piorando os quadros de saúde.

brinquedos de pano
Os brinquedos de pano agravam o quadro alérgico. – Foto: Istock
Chupetas e mamadeiras

Outros itens que precisam de atenção são as chupetas e mamadeiras. Se as crianças que as usam são muito pequenas, Motta alerta para o tempo de uso de cada acessório.

“As chupetas e os bicos das mamadeiras devem ser trocados a cada dois meses. Os componentes da mamadeira devem ser lavados com água e sabão neutro imediatamente após o uso. Isso facilita a limpeza, dificultando impregnação de resíduos. Também pode usar uma escova macia para acessar pontos mais difíceis”, observa o médico.

Ele frisa que a chupeta pode ser higienizada o uso ou quando a borracha for tocada ou cair no chão. “É necessário esteriliza-las uma vez por dia, colocando os itens na panela com água até alcançar o grau de fervura. Após o procedimento, retire-os e deixe-os secar. Não use pano ou papel toalha”, ensina Motta.

Roupas

Preste muita atenção às roupas dos pequenos. Elas também podem ser um meio de transmissão do vírus. “Em relação a roupa, não há segredo na limpeza. Água, sabão e amaciante. Neste ambiente de coronavírus, orientamos evitar sacudir a roupa. E se for pegar alguma peça de lã, use uma luva e a lave normalmente com água e sabão depois”, recomenda o pediatra.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA