22.1 C
Vitória
terça-feira, 9 agosto, 2022

15 anos colocando o Estado em destaque

Testemunha de grandes momentos da economia e política do Estado, ES Brasil celebra aniversário e sinaliza para uma nova maneira de levar conteúdo aos seus leitores

* Por Gustavo Costa

Quinze anos. Tal qual um adolescente que percebe que as muitas descobertas da infância ficaram para trás e agora entra na fase do amadurecimento e aprendizado, com mais responsabilidades passando a fazer parte de sua vida, a ES Brasil alcança um ponto de destaque em sua trajetória. Ganhou ao longo do tempo musculatura, peso e alcance para se tornar a publicação referência quando se fala em comunicação empresarial capixaba. Como parte da celebração de uma data tão importante, uma verdadeira viagem no tempo relembra os acontecimentos mais marcantes desses 15 anos. Em suas 174 edições, ES Brasil noticiou temas de fundamental importância para a economia do Estado, indo do petróleo à energia, passando pelo mercado de trabalho, recursos naturais, mobilidade urbana, indústria e política.

“ Quinze anos é uma história! Lembro quando Mário me apresentou o número zero, um ano antes de lançar a revista. Acreditamos que ia acontecer, foi uma aventura. Quinze anos após, o tempo passou para nós e para a revista. A ES Brasil é um sucesso, uma publicação que não pode faltar.” – Geraldo Schuller

Segundo Mário Fernando Souza, diretor da Next Editorial e editor executivo de ES Brasil, a revista foi idealizada para atender os capixabas com uma perspectiva local de assuntos que são importantes nos cenários regional, nacional e internacional e ressaltar a importância dessas pautas para a economia, a política e o mercado do Espírito Santo como um todo. “ES Brasil não perdeu essa proposta e continua rica nessa maneira de trabalhar. Apenas ampliou sua percepção de economia para a vida cotidiana. E isso também se espalhou para as plataformas. O mundo hoje é digital, e o impresso hoje divide o protagonismo e amplia sua capilaridade com os sites, rádio e TVs fechadas, on demand e streaming. A ES Brasil está em todos esses lugares, fazendo parte da vida das pessoas, sempre entregando conteúdo que façam a diferença e dando informações relevantes para auxiliar em tomadas de decisões”, disse ele.

“ Parabéns ES Brasil por tudo o que vocês têm feito, não só pelo nosso Estado, mas pelo Brasil e também pelo município de Cariacica. Desejo muito sucesso e que Deus abençoe essa bela prestação de serviço que a revista faz a toda sociedade. Receba o nosso abraço.” – Geraldo Luzia Júnior (Juninho), prefeito de Cariacica

O editor lembra que a revista surgiu em um momento de efervescência na economia e agora se reinventa. “A ES Brasil surgiu em 2005, em um cenário de muito otimismo. Falava-se muito de petróleo, do desenvolvimento que o pré-sal traria. O pensamento era que o Brasil alcançaria o posto de quinta maior economia do mundo. De lá para cá, nem tudo no país caminhou como se esperava: tivemos mudança de governo, um ex-presidente preso e uma estatal envolvida em um imenso escândalo, mas que agora dá sinais de que deve retornar a ter lucro. As coisas ressurgem. E, nesse contexto de profundas mudanças no país e no Estado, a ES Brasil se reinventa, em relação a não ser apenas uma revista, mas também uma plataforma.

“ Quero parabenizar a ES Brasil pelos seus 15 anos, um jornalismo eficiente, que contribui com o crescimento das cidades capixabas. Deixo aqui um abraço a todas as pessoas que fazem a comunicação deste veículo. Parabéns.” – Gilson Daniel, prefeito de Viana

E assim deixamos de entregar conteúdo mensal para oferecer instantâneo, em tempo real. Fomos referência como revista, lá atrás, e continuaremos sendo agora, independentemente da mídia, disponibilizando aos capixabas informação de qualidade e sempre atualizada”, frisou.

“ Parabenizo a ES Brasil e toda sua equipe por quinze anos de existência e serviços prestados com ética e responsabilidade ao povo do Espírito Santo e do Brasil. Por incluir sempre e de forma correta temas como sustentabilidade, mobilidade urbana, inclusão social e inovação. Desta forma, podemos viver em um mundo muito melhor.” – Luiz Fernando Schettino,
professor de ecologia e meio ambiente da Ufes e especialista em sustentabilidade

E a revista, que jamais deixou de sair todos os meses nesses 15 anos, cresceu, alcançou novas formas de ser lida, ouvida, interpretada. ES Brasil é publicação, é digital, é rádio. ES Brasil é informação, e sempre será.

Confira momentos especiais testemunhados pela ES Brasil ao longo de sua trajetória:

ANO 1
Em 2005, o Espírito Santo dava definitivamente uma guinada em termos econômicos, despontando no cenário brasileiro. E sua então maior promessa era o petróleo, que foi capa da primeira edição de ES Brasil. Os leitores ficaram conhecendo as descobertas que revolucionaram o setor, atraíram investidores, trouxeram especialistas e passaram a movimentar milhões de reais em melhorias. Já na edição número 2, o então governador Paulo Hartung dava uma entrevista exclusiva, na qual falava sobre os desafios do Estado nos anos que estavam por vir.


ANO 2
A preocupação com os recursos naturais e a questão energética sempre foram rotineiras na ES Brasil, que trouxe em primeira mão detalhes sobre assuntos com desdobramentos não apenas para a indústria, mas também para a população como um todo. Na edição 10, a revista abordou a ameaça ao equilíbrio entre oferta e procura de água. Estampou também, de forma pioneira, a matéria de capa “Calor nas praias, febre na economia”, com a equipe de jornalistas cobrindo todo o território capixaba. Para terminar em grande estilo esse segundo ano, ES Brasil iniciou a sua retrospectiva, relembrando os fatos mais marcantes do ano.


ANO 3
No seu terceiro ano, ES Brasil já apontava o gargalo da mão de obra na economia, com a matéria que destacava o fim do emprego e a chegada da era do trabalho. Anos depois, a questão segue sendo um enorme desafio para o Estado e o país. E por falar em mercado de trabalho, a revista também trouxe a consolidação feminina nos cargos de liderança na indústria capixaba. A matéria apresentou vários casos de sucesso e competência das profissionais que conduzem grandes empresas a voos cada vez maiores. Os leitores da revista também puderam acompanhar, na edição 39, os desdobramentos da crise financeira que sacudiram o mundo inteiro.


ANO 4
A primeira edição da Pesquisa Top Marcas saiu em ES Brasil em seu quarto ano.  Na Pesquisa, a revista revelou as marcas mais lembradas pelos capixabas nas classes A e B. Uma rica fonte de estudos para novos investimentos, a Top Marcas representa um material inovador de avaliação de resultados nas ações de comunicação e marketing de inúmeros players da economia do Estado. Outro lançamento em 2009 foi o ES Debate, sempre reunindo autoridades e especialistas de diversas esferas para discutir temas de fundamental importância para o cenário econômico local nos anos que estão por vir. Já na edição nº 57, a revista estampava a preocupação com as chuvas e perguntava aos entrevistados se o Estado estaria preparado para enfrentá-las. Quatro anos depois, a preocupação acabaria se mostrando justificada: 61 mil desabrigados durante os temporais no Espírito Santo.


ANO 5
O empreendedorismo foi destaque de ES Brasil em 2010. Uma matéria repercutiu a notícia do brasileiro ser o sexto povo mais empreendedor do mundo. A taxa de 15,3% da população sendo dona do próprio negócio foi analisada por especialistas ouvidos pela revista. A inovação também teve vez nas páginas de ES Brasil, que abordou, na edição número 63, empresas e pesquisadores que se destacaram no cenário nacional graças a boas ideias e planejamento eficaz. Aplicativos e uso de materiais sustentáveis nortearam as novidades de várias startups que nasceram em terras capixabas.


ANO 6
Com os esperados royalties do petróleo, os municípios do sul do Estado passavam por um momento de muita expectativa em 2011. Com aportes de R$ 22,9 bilhões dos R$ 62,2 bilhões previstos para o Espírito Santo, esses municípios foram tema da matéria “megainvestimentos que mudariam o mapa econômico do Estado”. E ES Brasil abriu também espaço para falar do agronegócio, que foi destaque da edição 69.  O setor, que respondia na época por 30% do PIB capixaba, mostra-se como uma das forças que impulsionam o crescimento regional.


ANO 7
Muito antes do petróleo, era o café que movia a economia capixaba. E esse importante produto teve a sua saga narrada em ES Brasil na edição 84: a história do café conilon no Estado e como o produto se tornou o grande expoente do agronegócio local para o mundo. Outro destaque no ano ficou com o cooperativismo, que enumera princípios e valores socioeconômicos situados na base do conceito de sustentabilidade. Mostrando que o ditado “união faz a força”, as cooperativas do Estado também passaram pela ES Brasil.


ANO 8
Com a hashtag #Vemprarua, julho de 2013 entrou para a História: 100 mil pessoas tomaram as ruas da Grande Vitória para protestar contra a qualidade dos serviços públicos, a impunidade e a corrupção. ES Brasil foi testemunha desse importante movimento. Outra que marcou o oitavo ano da revista foi a de número 100. Uma edição especial, voltada para apresentar as belezas e pontos turísticos imperdíveis em terras capixabas. Inovadora, a matéria “100 lugares incríveis do Espírito Santo” deu aos leitores de ES Brasil um guia definitivo sobre o melhor do Estado.


ANO 9
No ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, ES Brasil mostrou toda a movimentação do evento no Espírito Santo, que recebeu as seleções da Austrália e Camarões. Por conta da Copa, o Estado recebeu uma série de investientos. Outra cobertura importante foi a das eleições para a Presidência, com a revista trazendo as expectativas do povo capixaba sobre o pleito que acabou reelegendo Dilma Rousseff. ES Brasil também lançou duas edições especiais ES Plus: uma sobre agronegócios e a outra focada na energia, temas vitais para a economia local.


ANO 10
Uma década de informação! ES Brasil começou 2015 abordando as manifestações nas ruas, reflexo de um cenário de incertezas econômicas e políticas. Mais de 100 mil pessoas se concentraram na Praça do Papa pedindo por mudanças profundas no Brasil. Enquanto isso, na edição 116, a ES Brasil abria espaço para autoridades, parceiros e leitores, que falaram a respeito da trajetória da revista e do seu papel de informar, ao longo de 10 anos, com agilidade, credibilidade e responsabilidade.


ANO 11
Em 2016, a capa “Gigante Perdido” (edição 128) mostrou o que esperar em um cenário de Lava Jato, investigação de atos de corrupção, delações, recessão econômica e desemprego. Já na edição 134, com a pergunta era “Vai melhorar?”, a revista apontava caminhos para a retomada do crescimento do país e do Estado. E fechando o ano, ES Brasil trazia 10 dicas fundamentais para os empreendedores seguirem com seus negócios em um momento tão complicado na economia.

 


ANO 12
A edição 140, que marcou os 12 anos de ES Brasil, destacou um outro número importante: a população capixaba cruzou a fronteira dos 4 milhões de habitantes. A revista celebrou o fato com uma série-documentário que foi apresentada não apenas naquela edição, mas também nos números seguintes. O setor de rochas ornamentais também ganhou a sua capa. A matéria lembrou os 60 anos de história do segmento que é referência nacional.

 


ANO 13
A mobilização dos caminhoneiros contra o 12º aumento do diesel este ano parou o país em 2018 e, claro, foi capa de ES Brasil. Os leitores foram informados sobre o impacto da manifestação que gerou falta de combustíveis e correria aos postos. O mercado imobiliário esteve em foco na edição 157. Após anos de crise, chegou a hora da recuperação do setor de imóveis. ES Brasil mostrou um paralelo sobre a atividade nacional e capixaba, os melhores investimentos e o momento certo de comprar o “imóvel dos seus sonhos”.


ANO 14
A reforma da Previdência foi um dos assuntos mais comentados em 2019 e tema da capa de ES Brasil na edição 162. Considerado prioridade de governo para conter o crescente rombo dos cofres públicos, o remodelamento das contribuições foi debatido por especialistas, que explicaram como se programar desde já para uma aposentadoria tranquila. A revista trouxe também, na edição 168, uma matéria especial sobre o cafezinho tão amado dos brasileiros e que tem importante peso na economia do Estado.


ANO 15
E ES Brasil chega enfim aos seus esperados 15 anos! Um tempo de reflexão a respeito de tantas conquistas e também muitos desafios. Aliás, desafio é a palavra para 2020 para o Espírito Santo, que iniciou o ano precisando lidar com prejuízos milionários, causados pelas fortes chuvas. O impacto dessas chuvas foi abordado na edição 173. E na edição que você, leitor tem em mãos agora, o tema é um desafio mundial. Não deixe de se informar sobre tudo a respeito do coronavírus (Covid-19), essa doença que fez o mundo parar.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade