18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Entenda porque é necessário higienizar os itens infantis na pandemia!

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Brinquedos, chupetas, mamadeiras precisam de cuidados especiais para evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e garantir a saúde dos pequenos

Os brinquedos das crianças são itens que geralmente estão expostos à sujeira e bactérias, não é mesmo? Nesse momento em que o mundo enfrenta uma pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), os cuidados com esses objetos devem ser redobrados, segundo informa o médico pediatra e especialista em cuidados infantis, Jovarci Motta.

“Crianças costumam abraçar, beijar e emprestar brinquedos com frequência, por isso é necessário inspecioná-los em busca de avarias. Os que estiverem danificados devem ser adequadamente desprezados, pois são mais propensos a ser mais infectados”, alerta.

Geralmente, esses itens possuem recomendações do fabricante sobre a limpeza e os cuidados dependendo do tipo de material utilizado. Os brinquedos de plástico, que são mais comuns, devem ser limpos com água e sabão neutro, de acordo com o pediatra. “Caso apresente muitos relevos, uma escova macia pode ser usado nos pontos mais difíceis”, diz ele.

O especialista afirma que para os brinquedos eletrônicos é necessário um cuidado especial. Após a retirada de pilhas ou baterias eles podem ser higienizados com lenço ou pano umedecido com desinfetante ou álcool gel 70%. “É necessário evitar o uso excessivo desses produtos, pois podem infiltrar nos brinquedos”, destaca.

Para os brinquedos utilizados no banho, Motta informa que é importante que usar uma escova com sabão ou detergente neutro para remover o limo. Já para os brinquedos de pelúcia ou pano não são boas opções para crianças alérgicas, pois servem de abrigos para ácaros, fungos e acúmulo de poeira, piorando os quadros de saúde.

brinquedos de pano
Os brinquedos de pano agravam o quadro alérgico. – Foto: Istock

Chupetas e mamadeiras

Outros itens que precisam de atenção são as chupetas e mamadeiras. Se as crianças que as usam são muito pequenas, Motta alerta para o tempo de uso de cada acessório.

“As chupetas e os bicos das mamadeiras devem ser trocados a cada dois meses. Os componentes da mamadeira devem ser lavados com água e sabão neutro imediatamente após o uso. Isso facilita a limpeza, dificultando impregnação de resíduos. Também pode usar uma escova macia para acessar pontos mais difíceis”, observa o médico.

Ele frisa que a chupeta pode ser higienizada o uso ou quando a borracha for tocada ou cair no chão. “É necessário esteriliza-las uma vez por dia, colocando os itens na panela com água até alcançar o grau de fervura. Após o procedimento, retire-os e deixe-os secar. Não use pano ou papel toalha”, ensina Motta.

Roupas

Preste muita atenção às roupas dos pequenos. Elas também podem ser um meio de transmissão do vírus. “Em relação a roupa, não há segredo na limpeza. Água, sabão e amaciante. Neste ambiente de coronavírus, orientamos evitar sacudir a roupa. E se for pegar alguma peça de lã, use uma luva e a lave normalmente com água e sabão depois”, recomenda o pediatra.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Produção industrial cai 18,8%

A produção industrial caiu 18,8% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade