27.1 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Goiabeiras recebe exibição do documentário Benzedeiras

Curta-metragem será lançado em sessão de cinema gratuita nesta sexta-feira (8), às 19h, na Praça 3 de Maio, Goiabeiras Velha, Vitória 

Por Mariah Friedrich

A tradição e o conhecimento transmitido por gerações de benzedeiras foi foco do novo documentário da websérie “Griôs de Goiabeiras”, projeto comunitário de registro e difusão da memória de mestres e mestras dos saberes e fazeres tradicionais da comunidade de Goiabeiras Velha.

- Continua após a publicidade -

O lançamento do curta-metragem “Benzedeiras”, de Jamilda Bento e Beatriz Lindenberg, acontece em sessão gratuita nesta sexta-feira (8), às 19h, na Praça 3 de Maio, em Goiabeiras Velha.

Com 17 minutos de duração, o filme destaca a sabedoria das mulheres na comunidade, focando em práticas de cura tradicionais para alívio de dores físicas e espirituais. Apesar de enfrentar desafios devido ao preconceito e à intolerância religiosa, as benzedeiras da região persistem, mantendo viva a espiritualidade, o cuidado e a compaixão em relação ao próximo.

Financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o documentário integra a série “Griôs de Goiabeiras”, projeto que destaca personalidades marcantes, histórias de vida e a rica cultura tradicional do bairro. A produção é realizada pelo Instituto Marlin Azul em colaboração com a Banda de Congo Panela de Barro. 

O curta aborda experiências das benzedeiras em rituais e métodos populares de cura, enfrentando desequilíbrios físicos e aflições espirituais, como cobreiro, erisipela, espinhela caída, dor de ouvido, desencanto e mau-olhado.

Elas compartilham uma variedade de práticas envolvidas nos trabalhos, como o uso de facas, tesouras, galhos, folhas, orações aos anjos, santos, banhos e chás de ervas medicinais, além de simpatias específicas para cada situação.

A diretora Jamilda Bento destacou a importância de promover a partir do registro e da difusão do curta a memória viva de pessoas que como ela vivenciaram a prática tradicional do benzimento.

“Dona Jenette, uma das mulheres que tece as suas vivências referentes ao mal olhado, deu a luz a sua primeira filha Jamilda acompanhada da parteira Lúcia Florinda, minha avó materna, que também era Paneleira. Todas que estão no documentário foram benzidas por antigas benzedeiras que estão no Orún e que nos presentearam com essa forma peculiar de estar no mundo cuidando da/do outra/a e recebendo às vezes um agrado. São memórias de benzimento que estão em nós nascidas a partir da década de 1939, como é o caso da paneleira Jenette”, expressou a artista.

Sobre as Diretoras:

Jamilda Bento, nascida em Goiabeiras Velha e filha e neta de benzedeiras, é bibliotecária e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além de coordenar a Banda de Congo Panela de Barro, faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). A autora do livro “Benzedeiras de Goiabeiras” (2004) traz sua expertise para o documentário audiovisual.

Beatriz Lindenberg, formada em Comunicação Social pela Ufes e com especialização em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil), é fundadora do Instituto Marlin Azul. Ela coordena diversos projetos, incluindo Revelando os Brasis, Projeto Animação/Núcleo Animazul, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Memória do Barro e Griôs de Goiabeiras. A websérie “Griôs de Goiabeiras”, com direção de Beatriz Lindenberg e Jamilda Bento, está disponível em: imacultural.org.br

Assista a seguir o Episódio 5 da websérie Griôs de Goiabeiras: Minha Terra Natal – Manguezal:

Serviço:

Lançamento do Curta-Metragem “Benzedeiras”

Sexta-feira (8), 19h
Praça 3 de Maio, Goiabeiras Velha, Vitória
Evento aberto ao público
Classificação livre

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -