26.9 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Vantagens e desvantagens dos bancos digitais

Leia Também

Especialistas discutem soluções para a Região Metropolitana

Durante o ES Brasil Debate, realizado em Vitória, gestores apresentaram possibilidades de melhoria para "destravar" a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) Discutir soluções integradas...

Novo coronavírus: automedicação pode ser um perigo

Muitas pessoas buscam a farmácia mais próxima para comprar vários remédios, inclusive os usados no tratamento da malária e do lúpus. Cuidado com a automedicação!

Sobe para 84 casos confirmados do novo coronavírus no ES

Subiram para 84 o número de confirmados do coronavírus. Seriam 85, devido a um paciente do Rio de Janeiro que buscou atendimento em uma unidade de saúde local.

ES registra três casos de transmissão comunitária

A partir desse nível de contaminação, o Estado passa para o mesmo estágio de transmissão que RJ e SP. Novos testes serão adquiridos nesta semana.

Com o surgimento das fintechs, o setor financeiro vive uma mudança em seu modelo de negócios

Os chamados bancos “sem agência nem fila” vêm conquistando os brasileiros pelas diversas vantagens em relação aos bancos tradicionais, começando pela isenção de tarifa (ou taxas quase 0) em vários serviços, como na manutenção da conta, na transferência de valores e na anuidade do cartão de crédito. Quem não quer ter um cartão sem anuidade pra chamar de seu?

A grande sacada, no entanto, é a conveniência de acompanhar sua conta e fazer transações através de aplicativo de celular de forma rápida e segura, no conforto do seu sofá ou no ônibus, por que não? São os bancos 100% digitais que estão tomando uma considerável fatia de mercado das instituições financeiras tradicionais.

De acordo com a pesquisa Banco Digital 2019, realizada pela Cantarino Brasileiro em parceria com a Exceda, 30,7% dos consumidores estão bem satisfeitos com os neobanks, enquanto os bancos tradicionais têm 17,5% da preferência dos pesquisados.

Para se ter uma ideia do crescimento impressionante desse novo tipo de serviço financeiro no Brasil, estima-se que foram abertas este ano cerca de 15 milhões de contas, isso até agora. O Sul e o Sudeste do país estão na frente com 74% das contas criadas, principalmente por jovens, os “nativos digitais”.


Novos Bancos – Alguns pontos positivos e negativos

 


As fintechs e seus serviços

Bancos digitais são fintechs – do inglês finance – finanças e technology – tecnologia – ou seja, empresa de tecnologia voltada à área de finanças. Eles oferecem serviços financeiros de pagamentos e transferências, por exemplo, usando a tecnologia para proporcionar maior segurança e conveniência aos clientes, além de eliminar burocracia e cobrir as limitações e deficiências dos serviços financeiros tradicionais.

Os serviços são básicos, mas podem incluir conta corrente digital sem tarifa, investimentos, cartão de crédito – em muitos casos sem anuidade – seguros, consórcios, empréstimos.

O negócio é não ficar para trás

Para algumas instituições financeiras que enxergam a frente e precisam se integrar ao novo mundo de disrupção, não existe concorrência e, sim, aliança. Vários bancos tradicionais criam suas próprias fintechs a fim de oferecer um novo produto/serviço ao mercado. Uma das lições que muitos gigantes do setor estão aprendendo é sobre o atendimento ao cliente, com assessoria personalizada, além da oferta de taxas menores, mais tecnologia e interatividade.

Por enquanto, a maioria dos bancos digitais prestam serviços às pessoas físicas, mas já existem opções para MEIs, o que acaba por acirrar ainda mais a concorrência com os bancos tradicionais.

Concorrência a parte, bancos digitais e outros tipos de fintechs são a bola da vez e tomam seu lugar ao sol impactando positivamente a economia nacional, já que promovem mais oferta de crédito no mercado.

O LiftBank, por exemplo, é primeiro banco digital capixaba voltado exclusivamente para contas jurídicas. O Funding para operação vem do Grupo Avista, que possui mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro brasileiro e é acionista do negócio.

A fintech nasceu com uma série de serviços financeiros, entre eles, maquininha de cartão, depósitos, pagamentos, a função débito e crédito no cartão de bandeira MasterCard, entre outros.

Leia também
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Vida Capixaba

19 de Julho: 3ª Corrida Amaes Azul

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização
Continua após publicidade