23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Exposição na Ales celebra 150 anos da imigração italiana

Evento que comemora chegada italiana ao Espírito Santo também vai homenagear o ex-governador Gerson Camata

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizará, a partir da próxima quarta-feira (21), uma exposição que homenageia a chegada de imigrantes italianos ao estado. Em data simbólica que comemora 150 da imigração italiana, a sede do Legislativo capixaba promove a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”.

- Continua após a publicidade -

O evento homenageará, simultaneamente, um dos líderes capixabas com raízes na iimigratção italiana, o ex-governador Gerson Camata. Além dele, serão retratados na exposição imigrantes italianos que participaram ativamente no desenvolvimento do Espírito Santo.

A exposição imersiva contará com uma viagem visual pela “Linha do Tempo da Imigração Italiana”, que irá destacar os principais marcos e eventos ligados ao movimento no Brasil. No Espírito Santo, a chegada dos imigrantes é datada em 17 de fevereiro de 1874, quando atracou no porto de Vitória o navio “La Sofia”, conduzindo 388 imigrantes italianos.

Segundo documentos históricos, eles foram contratados por Pietro Tabacchi, que possuía a fazenda “Monte das Palmas”, em Santa Cruz. O empreendimento, porém, não prosperou, provocando descontentamentos e revoltas. Um grupo seguiu para colônias oficiais da Região Sul enquanto outros aceitaram a proposta do Governo do Espírito Santo para se instalarem na “Colônia Imperial de Santa Leopoldina”, sendo direcionados ao Núcleo de Timbuhy, no atual município de Santa Teresa.

Os visitantes que comparecerem a exposição serão conduzidos por uma galeria com obras que capturam a essência da vida e do legado de Gerson Camata, com atuação marcante na defesa de políticas de imigração e o autor da Lei Federal 11.687, que instaurou a comemoração da imigração italiana no dia 21 de fevereiro.

O evento pretende proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre o passado, celebração do presente e inspiração para o futuro, no ano que se completam 150 anos da imigração italiana no Brasil, além de fortalecer os laços entre as comunidades capixabas e italianas.
Governador destacou importância da imigração italiana

No último fim de semana, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou de um evento que celebrou os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo. O encontro simbólico reuniu lideranças políticas do Espírito Santo e debateu o impacto da chegada dos italianos na formação e desenvolvimento de diversas regiões.

O gestor capixaba reforçou a importância de manter a memória dos imigrantes viva e o legado criado pelos italianos na cultura do Espírito Santo.

“Para mim e minha família, em especial, este momento é um marco histórico muito importante. Meu tataravô veio da Itália junto com os primeiros imigrantes. A presença de imigrantes italianos aqui contribuiu e contribui muito para o desenvolvimento do nosso Estado. No entanto, vale frisar que todos os imigrantes que vieram para o Espírito Santo ajudaram, junto com os demais povos, nosso Estado a crescer e se transformar na potência que é hoje”, disse Casagrande.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA