21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Estrelado por Joaquin Phoenix, Napoleão chega aos cinemas

Longa-metragem biográfico estreia nesta quarta (23) nos cinemas brasileiros e promete impactar com cenas de tensão, guerra e romance

Por Mariah Friedrich

A cinebiografia Napoleão, com direção de Ridley Scott e Joaquin Phoenix (Coringa) no papel do imperador da França, chega aos cinemas brasileiros nesta quarta (23). A trama acompanha a ascensão de Napoleão (1769-1821) até se tornar um dos homens mais temidos do mundo no final século 18, um período de grandes mudanças na Europa, logo após a Revolução Francesa, iniciada em 1789.

- Continua após a publicidade -

Além de Phoenix, o elenco traz Vanessa Kirby como Imperatriz Josefina, Tahar Rahi, cpmo Paul Barras e Ben Miles vivendo Caulaincourt, além de outros nomes que emprestaram suas identidades para interpretar as figuras históricas no longa-metragem.

A história concentra-se nas correspondências que o líder militar enviava à sua primeira esposa, Josefina de Beauharnais (interpretada por Vanessa Kirby), durante suas expedições para conquistar novos territórios.

Com uma duração de 2h40, a produção originalmente concebida para a Apple TV foi lançada nos cinemas pela Sony Pictures e promete ter como pontos altos são as cenas de tensão, de guerra e de romance, a fotografia e as performances dos atores, além da liberdade poética de Scott na representação a ascensão e decadência do estadista.

Em entrevista para a revista New Yorker, o conselheiro militar de Ridley Scott, Paul Biddiss, revelou que o diretor foi notavelmente perfeccionista em relação aos detalhes, priorizando intensamente a uniformidade entre as cenas. Ele descreveu que Scott insistia que todos os chapéus estivessem perfeitamente alinhados, e nenhuma baioneta (uma arma em forma de faca) deveria estar fora de sincronia. “Tive algumas noites sem dormir porque queria ter certeza de que aqueles caras (os atores) faziam isso perfeitamente”, comentou Biddiss em entrevista.

Segundo o conselheiro, a manobra mais desafiadora em cena foi organizar quadrados humanos com as baionetas apontadas para fora. Essa formação de infantaria era empregada pelos britânicos para intimidar os cavalos dos franceses.

Ridley Scott também assinou a direção de filmes como “Gladiador”, “Alien” e “Blade Runner”. O roteiro coube a David Scarpa, conhecido por seu trabalho em “The Last Castle” e “Todo o Dinheiro do Mundo”.

Após a estreia nos cinemas, a obra será incluída no catálogo da Apple TV+, considerando-se até mesmo a possibilidade de uma versão estendida com 4 horas de duração para o serviço de streaming.

Assista ao trailer a seguir:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -