22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Estado busca investimentos no Sul do país

Representantes do Governo do Estado visitaram fábricas em Caxias do Sul e Bento Gonçalves para atração de investimentos

Por Amanda Amaral

Uma comitiva do Governo do Estado visitou esta semana a fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul, e também uma instalação da Bertolini Móveis, em Bento Gonçalves. Ambas estão localizadas no Rio Grande do Sul e a missão faz parte de uma retomada para a atração de investimentos para o Espírito Santo, que teve início em 2019.

- Continua após a publicidade -

Na quarta-feira (22), os representantes capixabas visitaram a unidade da Marcopolo, líder na produção de carrocerias no Brasil e que possui uma unidade de fabricação no município de São Mateus, no Norte do Estado.

“É importante para o Estado se manter próximo aos investidores que estão no Espírito Santo e ampliar o contato com novas empresas que estejam próximas a sua cadeia produtiva. Por isso, nos reunimos com fornecedores da Marcopolo com a proposta de apresentar o cenário econômico do Estado, os indicadores que colaboram para sua estabilidade jurídica e segurança fiscal, pontos relevantes e decisivos para investidores. Temos potencial para receber e sediar novos projetos”, disse o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha.

Incentivos Fiscais

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destacou a possibilidade de incentivos fiscais. “Somente aqui no Espírito Santo, a Marcopolo emprega dois mil colaboradores e fez um investimento quase seis vezes superior ao que era previsto inicialmente. Por parte da Sefaz, apresentamos pautas tributárias com o objetivo de incentivar os projetos de expansão da empresa em terras capixabas”, afirmou.

Já na quinta-feira (23), a comitiva visitou as instalações da Bertolini Móveis, em Bento Gonçalves. A Bertolini atua em cinco segmentos, e está posicionada como uma das grandes empresas brasileiras, 100% gaúcha e com operação nos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco.

Estado busca investimentos no Sul do país
O diretor do Bandes, Marcos Navarro, apresenta alternativas de crédito aos empresários gaúchos . Foto: Divulgação/Bandes

Linhas de fomento

Além das fábricas e escritórios espalhados pelo Brasil, também conta com unidades logísticas nos Estados Unidos, México e Colômbia, totalizando mais de 900 colaboradores diretos. 

Também participaram da missão; a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas Menezes; a gerente de Novos Negócios, Mayara Lamberti Zanotti; e o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

“A iniciativa faz parte das Missões Capixabas, estratégia do Governo de apresentar aos empresários de outros estados o ambiente de negócios capixaba favorável a novos empreendimentos. São agendas nas quais visitamos empresas estratégicas que podem agregar valor às cadeias produtivas de nosso Estado”, destacou o diretor do banco capixaba.

E complementou: “Elas fazem parte de um mapeamento com base nas nossas potencialidades e são agendas técnicas, em que explicamos os aspectos tributários e fiscais, além das linhas de fomento do Bandes. Mostramos, assim, aos potenciais investidores, os diferenciais competitivos de se investir no Espírito Santo”. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA