24.9 C
Vitória
quarta-feira, 10 agosto, 2022

Estado busca investimentos no Sul do país

A sede do Grupo Bertolini está localizada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/Bertolini

Representantes do Governo do Estado visitaram fábricas em Caxias do Sul e Bento Gonçalves para atração de investimentos

Por Amanda Amaral

Uma comitiva do Governo do Estado visitou esta semana a fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul, e também uma instalação da Bertolini Móveis, em Bento Gonçalves. Ambas estão localizadas no Rio Grande do Sul e a missão faz parte de uma retomada para a atração de investimentos para o Espírito Santo, que teve início em 2019.

Na quarta-feira (22), os representantes capixabas visitaram a unidade da Marcopolo, líder na produção de carrocerias no Brasil e que possui uma unidade de fabricação no município de São Mateus, no Norte do Estado.

“É importante para o Estado se manter próximo aos investidores que estão no Espírito Santo e ampliar o contato com novas empresas que estejam próximas a sua cadeia produtiva. Por isso, nos reunimos com fornecedores da Marcopolo com a proposta de apresentar o cenário econômico do Estado, os indicadores que colaboram para sua estabilidade jurídica e segurança fiscal, pontos relevantes e decisivos para investidores. Temos potencial para receber e sediar novos projetos”, disse o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha.

Incentivos Fiscais

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, destacou a possibilidade de incentivos fiscais. “Somente aqui no Espírito Santo, a Marcopolo emprega dois mil colaboradores e fez um investimento quase seis vezes superior ao que era previsto inicialmente. Por parte da Sefaz, apresentamos pautas tributárias com o objetivo de incentivar os projetos de expansão da empresa em terras capixabas”, afirmou.

Já na quinta-feira (23), a comitiva visitou as instalações da Bertolini Móveis, em Bento Gonçalves. A Bertolini atua em cinco segmentos, e está posicionada como uma das grandes empresas brasileiras, 100% gaúcha e com operação nos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco.

O diretor do Bandes, Marcos Navarro, apresenta alternativas de crédito aos empresários gaúchos . Foto: Divulgação/Bandes

Linhas de fomento

Além das fábricas e escritórios espalhados pelo Brasil, também conta com unidades logísticas nos Estados Unidos, México e Colômbia, totalizando mais de 900 colaboradores diretos. 

Também participaram da missão; a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas Menezes; a gerente de Novos Negócios, Mayara Lamberti Zanotti; e o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

“A iniciativa faz parte das Missões Capixabas, estratégia do Governo de apresentar aos empresários de outros estados o ambiente de negócios capixaba favorável a novos empreendimentos. São agendas nas quais visitamos empresas estratégicas que podem agregar valor às cadeias produtivas de nosso Estado”, destacou o diretor do banco capixaba.

E complementou: “Elas fazem parte de um mapeamento com base nas nossas potencialidades e são agendas técnicas, em que explicamos os aspectos tributários e fiscais, além das linhas de fomento do Bandes. Mostramos, assim, aos potenciais investidores, os diferenciais competitivos de se investir no Espírito Santo”. 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade