28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Estado aposta em projetos de eficiência energética

O banco de desenvolvimento do Estado disponibiliza opções de linhas de crédito para quem pretende investir em eficiência energética

Por Amanda Amaral

Os interessados em investir em eficiência energética têm como opção duas linhas de crédito Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para projetos que apostam em energia renovável.

- Continua após a publicidade -

A linha possui prazo total de até 120 meses, carência de até 36 meses e a isenção do Imposto de Operações Financeiras (IOF), as vantagens, segundo o banco de desenvolvimento.

Investir em outros modelos de fontes de energia são alternativas para as empresas que querem reduzir os custos operacionais, buscar estabilidade no fluxo de caixa e equilibrar seus recursos para a concretização de futuros projetos.

Benefícios para o empreendedor

Também são benefícios da eficiência energética: redução das contas de energia mensais de distribuidoras, consideradas caras para o funcionamento da maioria dos empreendimentos; e prazos curtos de payback, período em que o investidor precisa aguardar para ter o retorno financeiro de sua aplicação inicial.

A aposta do Bandes é a atratividade econômica para os empreendedores, o que permite que o empresário tenha fôlego na hora de buscar investimento para o aperfeiçoamento dos sistemas de energia da organização.

Sistemas energéticos

Para o gerente de Negócios do Bandes, Mario Augusto Delmaestro Jantorno, a linha Bandes Solar é uma opção para o empreendedor do setor produtivo do Espírito Santo que busca crédito para sistemas energéticos que estão alinhados a fontes de energia renováveis, como os sistemas fotovoltaicos, permitindo a economia de recursos e o redirecionamento de capital para outras áreas da empresa.

“As linhas de crédito do Bandes para eficiência energética são direcionadas para pessoas jurídicas dos setores de indústria, comércio e serviços, contando com aprimoramento e celeridade nos prosseguimento dos processos. Além de ser uma linha com condições competitivas e taxas mais acessíveis, o empresário tem a opção de acessar financiamentos específicos para implantação de fotovoltaicos que trazem diversos benefícios para as empresas, por exemplo, o fato de atrelar o reajuste da conta da energia ao indexador de Selic em vez da inflação da energia; propiciar investimentos estruturais em equipamentos que seriam inviabilizados se gerassem aumento na atual conta de energia; produzir energia de forma limpa e sustentável e a utilização dos fotovoltaicos como modelos para marketing empresarial”, afirmou Jantorno.

Energia solar

Já linha Economia Verde investe no setor de energia solar que tem crescido a cada ano no Brasil e está aberto com novas oportunidades de empreendimentos para os empresários capixabas, concedendo benefícios socioambientais que tendem a retornar para a geração atual e para as gerações futuras.

“Desde 2018, a energia solar vem aumentando sua influência no Brasil, o que vem auxiliando também no crescimento das empresas capixabas com sistemas solares”, ressalta Jantorno.

Setor público

Além de financiar investimentos em eficiência energética para a aquisição de sistemas fotovoltaicos para empresas privadas, o banco também atua com produtos voltados para o setor público.

Com o Programa ES Inteligente, a Administração Pública ganha, por meio de Parceria Público-Privadas (PPP), um parceiro para a estruturação, desenvolvimento e viabilidade de usinas solares fotovoltaicas para cobrir demandas energéticas das edificações públicas e iluminação pública, que retornam para serviços de qualidade à população.

eficiência energética
O Bandes tem com objetivo fomentar a economia do Espírito Santo. Foto: Divulgação/Bandes

Ranking brasileiro

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicou que o Espírito Santo possui mais de 27.2 mil consumidores de geração própria de energia solar (geração distribuída).

Todos esses consumidores são abastecidos pelas 23,7 mil conexões operacionais de tecnologia fotovoltaicas espalhadas pelo território capixaba, segundo o estudo. Com isso, o Espírito Santo ocupa a 16ª posição no ranking entre os estados brasileiros que mais produzem energia renovável no Brasil.

A Lei nº 14.300, sancionada em janeiro de 2022, criou o marco legal para a Geração Distribuída no Brasil e se tornará vigente em janeiro de 2023. Contudo, os interessados em instalar energia solar em 2022 podem se valer da regra atual, o que garante a isenção de cobrança até 2045.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA