25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Marco legal da energia própria traz taxas para 2023

O Espírito Santo está entre os 20 estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar para a geração própria

Por Amanda Amaral

O Marco Legal da Geração Distribuída foi instituído no início de 2022 e já prevê novas taxas a partir do ano que vem. Só no Espírito Santo, são 244,0 megawatts (MW) em operação, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o que coloca o Estado entre os 20 do Brasil com maior potência na geração de energia própria.

- Continua após a publicidade -

Geração Distribuída significa gerar energia no próprio sistema de distribuição, ou seja, a energia é gerada próxima ao local de consumo. Neste sistema, existe a micro e minigeração, em que se destacam as energias renováveis como a solar, hidrelétrica, biomassa e outras.

A definição para as potências instaladas para micro é de até 75 kW. No caso da minigeração, a potência instalada deve ser menor ou igual a 3 MW para fontes não despacháveis, como a fotovoltaica, ou menor ou igual a 5 MW para fontes despacháveis, como pequenas centrais hidrelétricas.

Atualmente, os consumidores que utilizam energia própria em residências, comércios, pequenas indústrias, propriedades rurais e prédios públicos não pagam tarifa para custear o sistema de distribuição de energia elétrica, ao contrário do que ocorre na geração centralizada caracterizada por grandes centrais de produção.

Cobrança do custeio

Esse benefício será mantido até 2045, conforme o texto do marco legal. Porém, para os projetos que serão instalados a partir de 07 de janeiro do ano que vem, a nova lei prevê a cobrança do custeio quando houver injeção de energia renovável na rede de distribuição na rua.

Marco legal da energia própria traz taxas para 2023
Rafael Castro, diretor na Aruna, comenta sobre as taxas previstas pelo marco legal da energia própria. Foto: Divulgação

Rafael Castro,  diretor de Expansão da Aruna Energia Solar, explica que quem fizer o pedido de instalação de energia solar até 6 de janeiro de 2023 continua isento da taxa.

“Há uma regra de transição que define o aumento da taxação, mas o que muda, na prática, é o tempo de retorno do investimento, que em alguns casos pode aumentar de quatro meses a um ano. Apesar disso, a taxa de retorno do investimento continua acima da poupança e outras aplicações comuns de renda fixa e aluguel”, destaca.

Potencial do ES

A quantidade de consumidores atendidos no Espírito Santo pela geração própria de energia solar ultrapassa a marca de 23,4 mil pessoas. Desde 2012, ela já proporcionou ao Estado a atração de mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos, geração de mais de 7,3 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 332,1 milhões aos cofres públicos.

Ainda de acordo com a Absolar, o Espírito Santo possui mais de 20,6 mil conexões operacionais com tecnologia fotovoltaica em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 78 municípios, ou seja, 100% do território capixaba.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA