Para a Grande Vitória, por exemplo, foram oferecidas duas opções de trajeto no Roteiro Espírito Capixaba: Dos Vales ao Mar, das Igrejas ao Congar
Por Patrícia Battestin
O Espírito Santo vai ganhar 17 roteiros turísticos autoguiados. Desses, quatro já foram apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). A iniciativa foi desenvolvida dentro do projeto “Rede Agentes”, do Sebrae Nacional, que inclui os agentes de roteiro turístico e cria essas redes visando a regionalização do turismo nos estados.
Para desenvolver o projeto, o Sebrae/ES mobilizou parceiros em oito regiões turísticas do estado para a construção compartilhada de roteiros para cada região. “Cada novo roteiro é formado por atrativos e equipamentos turísticos, além de dar visibilidade ao território em ações promocionais direcionadas para atrair o público que tem interesse em conhecer o território para, a partir das sugestões oferecidas e disponibilizadas no entorno, ele venha a realizar suas próprias explorações”, explica o coordenador do projeto e analista do Sebrae/ES, Leandro Tononi.
- Grande Vitória vai ganhar mais dois roteiros turísticos
- Siga ES Brasil no Instagram
Segundo Leandro, esses roteiros são construídos levando em consideração as características de cada território, com previsão de ganharem força à medida em que os diferentes atores participantes da construção desse projeto tenham interesse no desenvolvimento regional por meio do turismo e os divulguem. “Será um material público para ajudar o turista a organizar as suas viagens. E a tendência é de aumentar a permanência e de distribuir a demanda para outros empreendimentos”, disse.
Para a Grande Vitória, por exemplo, foram oferecidas duas opções de trajeto no Roteiro Espírito Capixaba: Dos Vales ao Mar, das Igrejas ao Congar, e com um total de 14 atrações turísticas localizadas nas cidades de Fundão, Cariacica, Guarapari, Viana, Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.
Já para a região do Caparaó foram apresentados mais dois roteiros: o do Norte Caparaó, com empreendimentos nos municípios de Iúna e Ibatiba, e o do Sul Caparaó, que inclui as cidades de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Alegre e Guaçuí.
Para o ano de 2023 estão previstas ações de divulgação, qualificação e fortalecimento dos 17 roteiros.