20.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 junho, 2024

Sebrae capacita pequenas empresas de forma gratuita no Estado

Projeto EmpreendedorES oferece consultorias gratuitas por meio de empresas juniores

Por Gustavo Costa

Com a premissa de orientar pequenos negócios recentes em solo capixaba, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES) acaba de lançar o projeto EmpreendedorES.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa foi lançada em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que oferece consultorias gratuitas por meio de 16 empresas juniores. A previsão é que esses atendimentos aconteçam até setembro. 

Segundo gerente de relações institucionais do Sebrae-ES, Alline Zanoni, o EmpreendedorES oferece um leque grande de consultorias. “ são oportunidades nas áreas do empreendedorismo, como marketing, planejamento estratégico, projeto de interiores, consultoria financeira, registro de marca, rotulagem, entre outros temas. Todas as consultorias serão subsidiadas pelo Sebrae e pelo governo federal”, explicou ela.

Os interessados podem procurar qualquer agência do Sebrae-ES, onde serão encaminhados para um consultor com experiência naquele nicho de mercado. Para ingressar no projeto, é necessário ter documentação que comprove a condição empresarial, seja como microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), produtor rural ou artesão. “Queremos promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo nas micro e pequenas empresas, oferecendo serviços gratuitos e de qualidade por meio do trabalho das empresas juniores”, falou a gerente.

Empreendedora guarda importantes lições 

Uma das empreendedoras beneficiadas pelo contato com as consultorias do Sebrae é Jhenyffer Dias Monteiro, proprietária da Jheny Donuts. Embora já tivesse iniciado o seu negócio em 2021, ela disse que foi com a ajuda do Sebrae que ganhou a dimensão de onde poderia chegar. “Eu sabia que o Sebrae tinha um trabalho muito interessante de orientação aos empreendedores, mas foi recentemente que procurei a entidade, após começado o meu negócio. A princípio, fiz vários cursos e então decidi partir para uma consultoria presencial e paga. Foi então que vi a importância de ter um plano de negócios e percebi onde poderia chegar”, disse ela à ES Brasil.

A Jheny Donuts hoje conta não apenas com a fábrica e a loja em Laranjeiras, mas um quiosque no Shopping Mestre Álvaro. “Acredito que foi um divisor de águas para a minha empresa. A consultoria me fez pensar fora da caixa. Poderia não apenas pensar na minha loja, mas em uma rede, uma franquia. Estamos trilhando um plano de crescimento para cinco anos. E o Sebrae foi fundamental nesse processo de decisão, indico a todos”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA