23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

8 dicas para priorizar o 13º salário

Especialistas dão dicas para priorizar o 13º salário lidando com dívidas e as contas previstas para 2023

Amanda Amaral

Nesta terça-feira (20), muitos capixabas receberam a 2º parcela do 13º salário. Mas, especialistas pedem cautela na hora dos gastos e dão dicas para investir e/ou colocar as contas em dia. Entre elas: criar uma reserva de emergência; fazer um planejamento orçamentário; e investir em títulos.

- Continua após a publicidade -

Apesar de parte do benefício ser destinado para as compras de fim do ano (presentes e ceia), a dica é priorizar a quitação de dívidas, como explica o docente do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Haroldo Andrade Junior.2º parcel

“O 13º salário é uma oportunidade para que os consumidores coloquem suas contas em dia, principalmente aquelas referentes ao cartão de crédito e cheque especial, cujas taxas rotativas médias de juros em outubro foram de, respectivamente, 399,5% e 132,5% ao ano. Se ainda assim sobrar uma quantia, reserve esse valor para as contas do primeiro trimestre que costumam apertar o bolso, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar”, orienta o docente.

Planejamento orçamentário

Haroldo Andrade Junior observa que mesmo diante da impossibilidade de sanar integralmente as dívidas com o 13º salário, o inadimplente poderá aproveitar a ocasião para renegociá-las. “Pague as contas que estão mais próximas de vencer e negocie com o credor uma redução dos juros e das multas pelo atraso do pagamento. Outra dica é iniciar o ano com o planejamento orçamentário pronto e de acordo com a realidade financeira da família”, recomenda.

Investimentos em títulos

Já para quem não está no vermelho, o coordenador aconselha a fazer uma reserva de emergência com o dinheiro que sobrou do 13º. “Uma boa opção é investir no CDB (Certificado de Depósito Bancário) com resgate automático, podendo ser sacado a qualquer momento. Contudo, se o consumidor não tiver prazo para retirar o que foi poupado, o melhor é procurar pelos títulos do tesouro direto, que são uma renda fixa sem risco de perder o dinheiro investido”, finaliza.

Eliminar pendências

A advogada especialista em Direito Trabalhista do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Advogados Associados, Marcella Lima, explica que, na maioria das vezes, as pessoas utilizam o valor recebido para as festividades. Contudo, ela lembra das dívidas.

“A verba pode ser utilizada para pagamento de dívidas que estejam pendentes ou até mesmo em atraso, como fatura de cartão de crédito, por exemplo. Muitos trabalhadores contam com o pagamento da gratificação para iniciar o ano posterior sem nenhuma pendência”, explica.

priorizar o 13º salário
A advogada Marcella Lima dá dica importante sobre os gastos com as férias no final de ano. Foto: Divulgaçãoi

Dívidas de 2023

Entre as dicas de Marcella Lima está a criar um planejamento onde seja possível utilizar o 13º salário para adiantar o pagamento de despesas como como materiais escolares, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), entre outros, o que também previne futuras dívidas.

“Mas para aquelas pessoas que gozam das férias no final de cada ano, o ideal é utilizar a verba para pagar todas as despesas de viagens e passeios à vista, evitando, assim, novas dívidas no ano novo”, destaca.

Confira as dicas dos especialistas para priorizar o 13º salário:

1) Priorize a quitação de dívidas, principalmente as do cartão de crédito e do cheque especial.

2) Ao quitar as dívidas, faça um planejamento e reserve dinheiro para as próximas contas em 2023 como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.

3) Se possível, adiante o pagamento das contas previstas para o próximo ano.

4) Caso não possa pagar as contas integralmente, tente renegociá-las. Negocie com o credor uma redução dos juros e das multas pelo atraso do pagamento.

5) Inicie o ano com um planejamento orçamentário pronto e de acordo com a realidade financeira da família.

6) Crie uma reserva de emergência com o dinheiro que sobrou do 13º.

7) Caso o dinheiro sobre, outra opção é investir em títulos como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), com resgate automático e retirada a qualquer momento. Outra opção é investir em títulos do tesouro direto, renda fixa sem risco de perda.

8) Para os que irão aproveitar as férias no final de ano, utilize a verba para pagar todas as despesas da viagem à vista para evitar novas dividas já no início do novo ano.

Fonte: Especialistas consultados pelo Portal ES Brasil para a matéria.  

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA