Investimentos em infraestrutura, incentivos fiscais e aumento de áreas de galpão impulsionam armazenagem no estado
Por Ludmila Azevedo
O Espírito Santo tem se destacado como um dos principais polos logísticos do Brasil, graças à sua localização estratégica e investimentos contínuos em infraestrutura. Atualmente, o estado conta com mais de 3 milhões de metros quadrados de galpões e armazéns prontos, especialmente nos municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Nos próximos cinco anos, a estimativa é dobrar essa capacidade de armazéns no estado.
As informações foram levantadas pela Associação de Vendas Não Presenciais do Espírito Santo (Avenpes).
As políticas públicas têm sido efetivas para atrair esses novos investimentos, tendo em vista que o Espírito Santo prorrogou até 2032 os incentivos fiscais para empresas que operam com comércio eletrônico e atacadista, exportação e importação de produtos. O estado oferece programas como o Contrato de Competitividade (Compete-ES), que prevê redução de até 90% do ICMS para esses negócios, além do Invest e Fundap, voltados para empresas que operam com importação. O estado também se destaca pela solidez fiscal, sendo classificado com Nota A em gestão fiscal pelo Tesouro Nacional desde 2012.
Outro dado interessante para compreender a vocação logística capixaba é do Radar Imobiliário da Apex, que monitora os indicadores do mercado imobiliário no estado.
Segundo a ferramenta, o Espírito Santo tem uma das menores taxas de vacância – ou seja, imóveis não locados – de galpões do Brasil. No município de Serra, por exemplo, essa taxa é de 6,34%, enquanto em Viana, a vacância é de apenas 4,92%.
Especialistas defendem que o estado está, sim, aproveitando as oportunidades de crescimento no setor. Ainda há gargalos, mas iniciativas estão sendo tomadas para superá-los, segundo o presidente interino do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Agnaldo Martins.
“A otimização da movimentação de contêineres e mercadorias passa pela integração eficiente entre os modais de transporte, além da expansão das zonas alfandegadas e da construção de terminais retroportuários. Soluções digitais, como o Projeto E-Trânsito da Alfândega do Porto de Vitória, estão sendo desenvolvidas para agilizar a gestão aduaneira e reduzir o tempo de espera na movimentação de cargas”, ressaltou Agnaldo.

Ele acrescenta que os portos capixabas estão adotando novas tecnológicas que vão aumentar a eficiência operacional.
“O Terminal de Vila Velha e o Porto de Vitória, por exemplo, estão ampliando capacidade de armazenagem e investindo em modernização. A automação na movimentação de cargas e a digitalização dos processos portuários são medidas que reduzem tempo e custos operacionais, tornando a cadeia logística mais ágil e competitiva”.
O setor tem gerado cada vez mais emprego e receita para o estado. O Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) apontou que, em 2024, as mais de 3,7 mil empresas do segmento criaram, aproximadamente, 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos, recolhendo mais de R$ 4 bilhões de ICMS ao tesouro estadual.
Parklog vai integrar municípios e fortalecer logística
No ano passado, em parceria com as prefeituras e a iniciativa privada, o Governo do Espírito Santo oficializou a criação do Parque Logístico Espírito Santo (ParklogBR), um programa estruturante com o objetivo de desenvolver o potencial logístico da região que abrange os municípios de Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Serra e Sooretama, desenvolvendo e integrando terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais existentes nesses locais.
O planejamento estratégico do ParklogBR/ES deverá contemplar conceitos de modelos de plataforma logística, inventário de ativos, diretrizes para retroáreas, planos de ação e de modelo de monitoramento e governança.

“Estamos pensando e investindo estrategicamente em uma estrutura logística diferenciada em termos de Brasil. Portos, aeroportos, ferrovia, Zona de Processamento de Exportação, porto seco, malha rodoviária consolidada e em expansão, além de incentivos fiscais muito competitivos, já fazem parte dessa região. Vamos potencializar ainda mais a capacidade desses oito municípios para gerar negócios, oportunidades e desenvolvimento”, destacou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.
Para isso, o programa do Governo do Estado prevê cerca de R$ 1 bilhão em investimentos na infraestrutura rodoviária, com a implantação da ES-115, ligando Serra a Aracruz, além da construção de dois contornos rodoviários para desviar o trânsito do centro de Aracruz e facilitar o acesso dos portos à BR-101, entre outras melhorias.
“Do ponto de vista logístico, o nosso maior ponto de fragilidade é a ligação ferroviária para o interior do país. Por isso, seguimos em contato com o Governo Federal para solucionarmos essa demanda”, reforçou o governador Renato Casagrande. O projeto é importante para manter o comércio exterior fortalecido a partir de 2033, quando termina a vigência dos atuais incentivos fiscais.
De acordo com o vice-governador Ricardo Ferraço, o município de Presidente Kennedy, no sul do estado, também receberá um projeto idêntico: “Faremos no sul o mesmo que estamos implantando em Aracruz: um plano de longo prazo para que todo o potencial que temos seja aproveitado. Em Aracruz, as âncoras são Portocel, porto da Imetame e a área da Vports.
Em Presidente Kennedy, será o Porto Central”, disse ele ao portal de A Gazeta em dezembro de 2024. Segundo Ferraço, a iniciativa vai impactar toda a região sul, conectando-se ao Polo de Cachoeiro de Itapemirim. Os estudos estarão em andamento ao longo de 2025.
“A criação do Parklog representa mais um passo para o Espírito Santo se consolidar como a principal plataforma de exportação do agronegócio brasileiro”, disse o CEO da TX Negócios, Sandro Marcio Viturini. A TX administra armazéns e espaços logísticos no estado, incluindo o TIMs, na Serra, com 2,6 milhões de m², e o condomínio União, com 106 mil m² em Linhares.
“Com uma localização estratégica e um plano focado na modernização da malha ferroviária, o Estado mostra ao país seu potencial logístico incomparável”.


Estado fortalece posição de destaque nacional
Com investimentos em infraestrutura e políticas de incentivo fiscal, o Espírito Santo está despontando em relação aos principais polos logísticos do Brasil, oferecendo condições favoráveis para empresas que buscam eficiência e competitividade em suas operações de armazenagem e distribuição de cargas.
“O Espírito Santo tem se consolidado como um dos nossos principais hubs logísticos no país, impulsionado por sua localização estratégica e por um complexo portuário moderno.
Para fortalecer ainda mais essa posição, é fundamental integrar de forma eficiente os recursos de infraestrutura do estado, promovendo uma conexão efetiva entre os modais rodoviário, ferroviário e marítimo. Estamos no caminho certo”, concluiu o presidente interino do Sindiex, Agnaldo Martins.
*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 226, especial de Portos, que circula em abril de 2025.