Resultado é reflexo das altas taxas de juros; presidente do Corecon-ES acredita que marca positiva é esporádica
Por Anderson Neto
Em agosto, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, a procura dos brasileiros por recursos financeiros teve uma retração de 8,4%, em comparação ao mesmo período de 2022. O Espírito Santo foi exceção, com aumento da procura por crédito de 2,9%, assim como Santa Catarina, com ligeiro acréscimo, de 0,2%.
“Desde junho do ano passado o indicador de demanda dos consumidores por crédito não registra números positivos. Isso é um reflexo das altas taxas de juros, que desencorajam os brasileiros a se comprometerem com dívidas além das que já possuem” explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Ao analisar pela renda pessoal mensal, a parcela de consumidores que ganham mais de R$ 10 mil registrou a menor queda (-7,4%), enquanto a maior foi observada entre aqueles que ganham até R$ 500 (-10,5%).
Veja no gráfico a seguir o ranking dos estados:
Cuidado
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), Claudecir Pereira Neto, apesar do resultado positivo em agosto, no mês de julho todos os estados ficaram negativos nesse quesito. “Quer dizer, o ES teve crescimento esporádico. Apesar de ser um indicador importante, é preciso ter esse cuidado”, ressaltou.
O dirigente afirma que “é preciso analisar a série histórica para avaliar o comportamento da demanda por crédito aqui no Espírito Santo. Em relação a outros meses, a demanda por crédito tem sido negativa em todos os estados, inclusive aqui”. Claudecir ressalta que é necessário aguardar mais um pouco antes de comemorar.
“Pode ter sido uma coincidência, vamos esperar mais um pouco para saber se essa performance positiva vai se manter nos próximos meses. Pode ser que seja positivo em virtude das festas de final de ano, em virtude da Black Friday, do Natal, do Dia das Crianças. Vamos ver se é uma tendência, ou se foi só um mês atípico”, avalia o presidente do Corecon-ES.
Ainda de acordo com Claudecir, com a redução da taxa de desemprego, a tendência é de que as famílias tenham um pouco mais de fôlego para efetuar compras e para pagar suas dívidas. “Mas ressalto que o capixaba está endividado ainda, os brasileiros estão endividados ainda, o nível é alto. E o problema não é o endividamento, é a expectativa de não ficar inadimplente”, diz.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação de crédito entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.