26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Tecnologia transforma o mercado da construção civil

Construtoras no Espírito Santo apostam na tecnologia como diferencial, entre elas, a automação residencial

Por Amanda Amaral

A automação residencial surge como um diferencial entre os empreendimentos de alto padrão na Grande Vitória e até no interior do Estado. Comandos por controle de voz, ponto de recarga para veículos elétricos, sistema de interfone interligado ao smarthphone, fechaduras biométricas, entre outros conceitos, estão entre as novidades para quem não dispensa inovações tecnológicas.

- Continua após a publicidade -

O primeiro prédio da parceria entre a Nazca e a Abaurre, o The View, na Mata da Praia, Vitória, possui central de comando integrada à sistemas de automação como o Alexa no interior dos apartamentos. Com isso, o morador controla portas, janelas, cortinas e a luz por meio da voz.

Automação residencial

“É possível incluir novas funções como regulação do gás e aspirador de pó. Você pode ainda integrar ao sensor qualquer equipamento com controle remoto”, explicou o CEO da Nazca, Breno Peixoto.

Além de prezar pelo acabamento, o novo edifício possui vista panorâmica com envidraçamento do chão ao teto no cômodo principal. A vista da Praia de Camburi se descortina ao observador com apenas com uma frase.

“Além da possibilidade de personalização individual, há identificador por câmera para que o morador reconheça os visitantes”, comentou a gerente de projetos da Abaurre e arquiteta do The View, Letícia Abaurre.

Na recepção, local para armazenar as encomendas, inclusive, com uma câmara de ar refrigerado, além de garagem com vaga para carregar carros elétricos. Não há mais unidades há venda.

Casa tecnológica 

Tecnologia transforma o mercado da construção civil
O CEO da Nazca, Breno Peixoto, e a gerente de projetos da Abaurre e arquiteta do The View, Letícia Abaurre, no The View. Foto: Divulgação

A Proeng apostou na tecnologia até no nome com o Alice Palombini Techno Home, um lançamento localizado em Jardim Camburi, Vitória.

Entre seus destaques estão: ponto de recarga para carros elétricos; compartilhamento de bike e patinetes elétricos; automação residencial com comando de voz; fechadura biométrica nas unidades, ou seja, identificação na porta por meio de digitais; e armário digital inteligente, uma espécie de expedição automatizada para encomendas dos moradores. A venda das unidades do Alice Palombini continua.

Interior do Estado

Além da possibilidade de recarregar carros elétricos, o edifício Luiz Scaramussa, em Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim, incluiu novidades no sistema de interfonia. A Épura Construtora elaborou toda a comunicação do interfone por meio de vídeo com a possibilidade de atendimento por smartphone.

O edifício terá ainda sua área comum automatizada e controle de acesso facial ou biométrico na entrada do prédio, na academia e no salão de jogos. Unidades à venda.

Entrada USB

Da MZI Incorporadora, um dos empreendimentos em que a inovação se destaca é o Landscape, Enseada do Suá, Vitória. O edifício possui unidades à venda. O prédio reúne sistemas de monitoramento por câmeras, controle de acesso digital na portaria, infraestrutura para carros elétricos, tomadas de USB nos apartamentos e infraestrutura para automação das persianas, entre outras novidades.

Tecnologia transforma o mercado da construção civil
O Solar Mata da Praia Residencial, da Galwan, possui garagem adaptada para carro elétrico. Foto: Divulgação

“O mercado imobiliário é exigente e competitivo. Se manter atualizado e incorporar a inovação nas diversas etapas da construção tornou-se essencial, seja no material utilizado, seja no modelo de gestão e nas práticas sustentáveis ou na inserção de estratégias de automação residencial, sempre precisamos estar atentos às mudanças que agreguem valor ao imóvel e proporcionem benefícios para o cliente”, comentou Rachel Menezes Gava, diretora da MZI.

Lazer e segurança

A Galwan entrega em setembro, na Mata da Praia, Vitória, seu primeiro empreendimento com garagens adaptadas para carros elétricos, o Solar Mata da Praia Residencial. “Estamos sempre propondo empreendimentos completos, do tipo clube, para atender a família toda e dar uma tranquilidade a mais aos pais que querem criar seus filhos com lazer e segurança”, destacou o diretor-presidente da empresa, José Luís Galvêas Loureiro. Unidades de quatro quartos disponíveis para venda.

Espaço de trabalho compartilhado

A Kemp Engenharia, no Ilhas de Kiribati, Itaparica, Vila Velha, apostou no Bike Sharing para o compartilhamento de bicicletas comuns e elétricas, além de patinetes elétricos.
Outro diferencial é o fomento ao empreendedorismo e a inovação com a oferta de um coworking. O espaço conta com sala de reunião, box de trabalho, local para encontros privativos e outras áreas. O Ilha de Kiribati também possui vagas para a recarga de veículos elétrico. As unidades estão à venda.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA