26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

ES: programa de aceleração vai escolher 25 startups

Nesta sexta-feira (17), terminam as inscrições para o programa de aceleração digital do Funses 1 do Governo do Estado

Por Amanda Amaral 

Os CEOs de startups que desejam participar de um programa de aceleração digital têm até esta sexta-feira (17) para apresentarem seus projetos. Serão selecionadas 25 empresas. As vencedoras serão anunciadas até o final de março.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa é do Fundo de Investimento em Participação (FIP), Funses 1, vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo – que utiliza recursos dos royalties de petróleo e gás. As inscrições podem ser realizadas no site do programa.

O programa terá início no dia 27 de março. As empresas que participarem terão acesso a trilhas de conteúdo e mentorias com especialistas, além de contar com conexões com parceiros e networking com mais de 150 corporações.

Executado pela ACE, o programa de aceleração digital será online e exclusivo para aplicantes do Espírito Santo, além disso, é voltado para empreendedores, pesquisadores e estudantes do ensino superior do estado que queiram pivotar seu MVP ou acelerar sua empresa.

Segundo o sócio e diretor responsável pela área de Venture Capital da TM3 Capital, Felipe Marcondes de Mattos, o objetivo é fomentar o ecossistema local e transformar o Espírito Santo em um polo para startups. “Nosso objetivo é acelerar digitalmente 500 empresas capixabas em 10 anos”, complementa.

Para Pedro Carneiro, sócio e diretor de Investimentos na ACE, há a responsabilidade de selecionar e trabalhar em conjunto com esses empreendedores para ampliar o impacto do setor de tecnologia na economia do Estado.

programa de aceleração
O sócio Da TM3 Capital, Felipe de Mattos, fala da criação de um polo de startups no Espírito Santo. Foto: Divulgação

Operação e gestão do FIP

O FIP Funses 01 é operado pelo Banco de Estado de Desenvolvimento (Bandes) e é um dos maiores da categoria no país, com aporte de R$250 milhões. A expectativa é acelerar e investir em empresas nos próximos anos, passando por todos os estágios da jornada de desenvolvimento.

A gestora do fundo é a TM3 Capital, em conjunto com a ACE Startups, holding de inovação de negócios, responsável pelo processo de aceleração. São suas atribuições identificar, analisar, negociar, operacionalizar e documentar os investimentos e desinvestimentos do FIP Funses 1, de acordo com critérios pré-definidos de avaliação. O objetivo da utilização de recursos do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) é a atração de novos negócios visando gerar emprego e renda para a população do Espírito Santo.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA