22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Polícia Federal cumpre mandados de prisões no ES

Prisões fazem parte da 8ª fase da “Operação Lesa Pátria” realizada em mais oito estados e no Distrito Federal

Por Redação

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (17), 46 mandados de busca e apreensão e outros 32 mandados de prisão preventiva no Espírito Santo. As ações fazem parte da 8ª fase da “Operação Lesa Pátria”, realizada em mais oito estados e no Distrito Federal.

- Continua após a publicidade -

A operação, que teve início em janeiro, busca identificar participantes, financiados e articuladores dos atos golpistas que ocorreram na capital federal, em Brasília, no dia 08 de janeiro. Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram alvos de ataques e invadidos. Diversos móveis, salas e documentos foram destruídos durante o momento que foi classificado como “terrorista” por especialistas políticos.

Em janeiro, a Advocacia Geral da União (AGU) chegou a solicitar o bloqueio de contas e de bens de empresas que participaram do financiamento das ações ocorridas no Distrito Federal. Uma empresa de transportes do Espírito Santo chegou a ter os bens e as contas congelados, no entanto, após a investigação da PF, foi concluído que não houve participação direta do grupo de turismo.

Além do Espírito Santo, as ações realizadas pela PF nesta sexta-feira se estenderam aos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

A Polícia Federal informou que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA