27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governo lança Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura

Cafeicultura está entre as principais atividades econômicas do ES; Programa prevê ações de estímulo ao setor

Por Redação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lançou, na última segunda-feira (22), o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo. O programa se baseia no conceito de sustentabilidade e tem como meta o aumento da produtividade, adequação ambiental e ampliação dos cafés superiores.

- Continua após a publicidade -

A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória. Em sua fala, Casagrande destacou o avanço na produtividade da cafeicultura ao longo dos anos.

café
O governador Casagrande lançou novo programa para a produção cafeeira no Espírito Santo. Foto: Divulgação

“Fui secretário de Estado da Agricultura entre 1995 e 1998. Naquela época, a produtividade média era de sete sacas de café por hectare, hoje são sessenta sacas. Mesmo com 10% da área do estado de Minas Gerais, por exemplo, o Espírito Santo também se destaca na produção nacional. Não somos um grande centro consumidor, por isso temos que nos diferenciar pela competitividade. Esse programa nos leva a produzir mais, com mais qualidade e ser referência em cafés de qualidade no País”, disse.

O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo é estruturado nos eixos de governança, sustentabilidade, tecnologia, social e agregação de valor, com o objetivo de inserir o Espírito Santo como uma das principais origens de cafés no mundo.

“Esse programa é seguramente o mais completo programa de desenvolvimento da cafeicultura do Brasil. O conceito de sustentabilidade é um tema que está incluso em todos os eixos de atuação e o objetivo é agregar valor à produção de café do Espírito Santo. Destacar as nossas potencialidades, diversidade, qualidade, valorizando a origem do café, fomentando e fortalecendo o setor”, afirmou o secretário de Agricultura, Enio Bergoli.

O Espírito Santo é considerado uma referência nacional e mundial na produção de café, sendo responsável por três a cada quatro sacas de Conilon produzidas no Brasil. No ano passado, a área do Conilon no Espírito Santo foi de 259,174 hectares, o que rendeu uma média de 47,7 sacas por hectare.

Para 2023, a previsão é de 261.921 hectares e 43,8 sacas por hectare, segundo dados levantados pela Gerência de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura. Ainda segundo o levantamento, a cafeicultura capixaba gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos, e está presente em mais de 75 mil das 108 mil propriedades agrícolas capixabas.

Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo

De acordo com o governo estadual, um dos principais focos do programa é a sustentabilidade. Entre as ações, está previsto o projeto de mapeamento do uso e controle das certificações, com o objetivo de ampliar a oferta de cafés certificados e rastreados.

A capacitação de produtores e técnicos para o uso racional de agroquímicos, a ampliação de uso de bioinsumos, o manejo de irrigação e a conservação florestal também estão entre as metas, assim como ações para a implementação da cafeicultura de baixo carbono.

O programa vai atuar de forma estratégica para garantir mercado e qualidade de vida às famílias produtoras, por meio do projeto de ampliação da formação profissional e da capacitação de técnicos e produtores.

Também serão desenvolvidos os projetos de geolocalização do parque cafeeiro, de fomento à mecanização e automação na cafeicultura, com o intuito de identificar gargalos e propor projetos de desenvolvimento de tecnologias digitais e de mecanização, além de assistência técnica digital, e o fortalecimento da pesquisa, extensão e inovação.

Outro ponto tratado na medida são os projetos sociais, como o de fortalecimento e o incentivo ao associativismo e cooperativismo.

O objetivo é desenvolver estratégias para ampliar o quadro de cafeicultores nas cooperativas e incentivar e apoiar iniciativas conjuntas de associações e cooperativas nas áreas de marketing, comunicação e desenvolvimento tecnológico.

O projeto de desenvolvimento de jovens lideranças no café e a valorização das mulheres na cafeicultura, promovendo ações para incentivar a participação igualitária das mulheres no processo, estão entre as ações planejadas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA