21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Espírito Santo assina o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Governador Renato Casagrande destacou a importância da temática e frisou cobertura vacinal capixaba como destaque

Por Redação

Na manhã desta sexta-feira (18), o Governo do Espírito Santo assinou um plano visando melhores índices na imunização capixaba. O governador Renato Casagrande (PSB) firmou o compromisso com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. Na oportunidade, foi aberto o curso de Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional na área de Imunizações, a primeira do País exclusivamente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

- Continua após a publicidade -

A ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por iniciativa da Comissão da Saúde, tem o objetivo de conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Nos últimos anos, o Brasil recuou na cobertura vacinal de diversas doenças, gerando atenção para especialistas. Casagrande frisou a importância do retorno da pauta pelo Executivo federal.

“Para nós, é uma alegria assinar este Pacto. Temos que celebrar a vida, pois muitas pessoas que poderiam estar conosco não estão, já que enfrentamos uma pandemia durante um período conturbado da política. Esse comportamento negacionista e anticiência não é registrado somente em nosso País, mas em todo mundo. Temos que trabalhar para que esse tipo de pensamento não encontre mais eco na sociedade”, pontuou o governador.

Casagrande lembrou que, caso não existissem as vacinas, o mundo enfrentaria uma pandemia atrás da outra, podendo levar até mesmo à extinção da raça humana.
“Na hora em que você tem representantes da sociedade, governador, representantes dos Poderes aqui reunidos, ou seja, todo mundo dando o exemplo, você ganha adeptos. Quando você tem o chefe de uma nação que nega a vacina, isso é um desastre. A gente foi agredido pelas pessoas que vinham nas ruas nos pedir para não vacinarmos as pessoas. Isso é uma coisa inacreditável”, alertou o mandatário

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou as coberturas vacinais no estado apresentou, em primeira mão, o vídeo da campanha de Multivacinação, que no Espírito Santo acontecerá dos dias 26 de agosto a 16 de setembro, com dia D em 02 de setembro. A campanha disponibilizará vacinas do calendário para atualização da caderneta de crianças e adolescentes, de zero a menores de 15 anos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA