29.4 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Berdeal é escolhido por Casagrande como novo Procurador-Geral de Justiça

Berdeal foi o segundo mais votado em eleições internas no MPES, mas escolhido pelo governador para assumir função no biênio 24/26

Por Robson Maia

O promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal foi escolhido pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), para exercer o cargo de Procurador-Geral de Justiça no biênio 2024/2026. Ele foi o segundo mais votado nas eleições internas do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e integrava a lista tríplice encaminhada ao Governo do Estado.

- Continua após a publicidade -

Os nomes escolhidos nas eleições internas foram dos promotores Pedro Ivo, Francisco Berdeal e Maria Clara Mendonça. Eles obtiveram 146, 132 e 97 votos, respectivamente.
Por Lei, Casagrande não possui a obrigação de nomear o mais bem votado na lista tríplice.

Berdeal é escolhido por Casagrande como novo Procurador-Geral de Justiça
Pedro Ivo, Francisco Berdeal e Maria Clara Mendonça integraram lista tríplice para o cargo máximo do MPES – Fotos: Reprodução/Redes Sociais

É de livre escolha do governador em exercício a nomeação de qualquer um dos candidatos indicados pelo órgão. Em entrevistas que antecederam a escolha, Casagrande afirmou que escolheria o nome logo após as eleições internas. Contudo, o gestor afirmou não ter obrigação em escolher o mais votado entre os três nomes recebidos.

“A lei me permite escolher um dos três. Vou seguir o que a lei me permite. Não necessariamente o primeiro. Vou ver a lista. Não tenho obrigação de escolher o primeiro. Então vou ver a lista e vou analisar na hora certa”, afirmou Casagrande.

Essa foi a primeira vez que o gestor destoou da “escolha” interna do MPES. Em seus mandatos anteriores, Casagrande escolheu o procurador-geral de justiça em quatro oportunidades, sempre nomeando o mais votado da lista encaminhada pelo MPES.

Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos e ocupa o cargo de promotor de Justiça desde 2003. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, o novo Procurador-Geral tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad.

A escolha de Berdeal representa uma continuidade nos trabalhos da Procuradoria Geral. Isso porque o escolhido é o atual Secretário-Geral do Gabinete da PGJ da gestão da atual procuradora, Luciana Andrade.

Berdeal tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral/CAEL, do Núcleo de Autocomposição de Conflitos do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público.

A posse do novo Procurador-Geral de Justiça será no dia 2 de maio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA