22.1 C
Vitória
segunda-feira, 27 maio, 2024

Entrevista com Euclério Sampaio, Prefeito de Cariacica

Além do avanço na educação com o Novo Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam no município, Euclério fala sobre sua gestão

A parceria firmada por Euclério Sampaio entre a Prefeitura de Cariacica e o Governo do Estado tem dado muito certo no município. A nova Orla da cidade e a nova Avenida América são duas obras, já adiantadas, que se destacaram no cenário da cidade neste ano.

Veja, a seguir, a entrevista que o Prefeito Euclério Sampaio concedeu à ES Brasil:

- Continua após a publicidade -

Como ficaram as contas do município diante da pandemia?

A prefeitura fechou no azul. Não paramos durante a pandemia. Avançamos. Foi um momento difícil, mas a municipalidade aqui tocou bem. O Governo do Estado nos ajudou muito, e faço um agradecimento público ao governador Renato Casagrande.

Conseguimos passar esse momento ruim do nosso Estado, do nosso país, enfim, do mundo. Realmente, foi um momento desafiador para qualquer gestor, porque tinha que escolher entre seguir restrições sanitárias e abrir comércios. Entre o lucro e a vida. Parabenizo o governador, que escolheu a vida.

Qual a obra mais importante para a cidade feita em parceria com o Governo do Estado?

Na verdade, não há especificamente uma obra. Temos a Orla, em avançada fase de construção, inclusive. Nossos munícipes não vão precisar sair para ir para Vila Velha, para Vitória, para a Serra. Estamos construindo algo muito bom e bonito, que vai gerar emprego, turismo e trabalho ao nosso povo.

Temos o Mercado Municipal, para o qual já demos ordem de serviço. Serão três andares, que vão gerar cerca de 800 a mil empregos e também renda para o nosso povo. Temos também o viaduto; o primeiro deles – pretendemos construir quatro –, com a licitação em fase final. Isso é muito bom para a economia; queremos eliminar os gargalos. A obra do Congo, orçada em cerca de R$ 12 milhões, com cinco quilômetros, vai favorecer muito o homem do interior do nosso município.

Temos a Avenida América, que é um sonho de Jardim América e vai beneficiar toda a cidade de Cariacica. Uma obra de quase R$ 40 milhões, paga 100% pelo governo Casagrande. Todas as nossas obras são parcerias com o Governo do Estado.

Há prioridade de investimentos em alguma área?

Esta é a cidade que os meus pais escolheram para viver. Eles vieram do interior, e eu nasci aqui, sinto muito orgulhoso disso. Estamos investindo maciçamente, na verdade, em diversas áreas: limpeza, drenagem, pavimentação, reformas e construção de escolas. Temos, inclusive, escolas cívico-militares, a Guarda Municipal, a primeira creche em tempo integral.

Estamos trocando toda a iluminação de LED da cidade, e vamos inaugurar o Cerco Eletrônico. Aliás, um dos melhores do Espírito Santo, com o maior número de pontos e o único incluindo cerco móvel. A nova iluminação e a pavimentação das ruas também beneficiam a segurança.

E quanto ao empreendedorismo e à geração de emprego?

Quando chegamos, em janeiro de 2021, a primeira coisa que fizemos foi mudar o Plano Diretor Municipal todo. Uma série de leis atrapalhava os empresários de virem para cá. Hoje, Cariacica é, sem dúvida, a capital da logística do Espírito Santo. Temos o maior porto seco do Brasil.

Recentemente, veio toda a distribuição da Arezzo (calçados e acessórios) do país para cá. Ou seja, num primeiro momento, a partir de 1º de janeiro, serão 800 empregos e, no segundo momento, ainda em 2023, 1.200 empregos. Essa é uma das empresas. Há, ainda, frigoríficos, fábrica de cimento… Foram 12 mil empresas novas na nossa cidade. Isso me deixa ainda mais orgulhoso da cidade que amo.

Veja a entrevista a seguir:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA