25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Edição 208

 

Saiu a edição anual de ES Brasil Retrospectiva 2022 – Edição 208!

Os últimos anos têm sido diferentes de tudo o que já vimos. Se em 2020 tivemos de enfrentar dezenas de desafios em uma pandemia sem precedentes e em 2021 nos acostumar com a realidade do “novo normal”, em 2022 foi preciso muita sabedoria e serenidade para manter as relações pessoais, muitas delas de longa data, que foram fortemente ameaçadas pela polarização política.

- Continua após a publicidade -

Não foi nada fácil sobreviver às avalanches de fake news que tomaram conta das redes sociais diariamente, com as mais absurdas afirmarções. Nesse sentido, fica uma certeza: o debate democrático foi muito empobrecido. E, bem provavelmente, daqui a alguns anos, como tem nos mostrado a História, irão aparecer verdades desse jogo de poder que a gente não imaginou nem nos momentos de maior criatividade ou imersos na teoria do caos. Mas, sim, vamos descobrir que barbaridades, de ambos os lados, aconteceram. Podem apostar.

O Espírito Santo, apesar das muitas adversidades enfrentadas, incluindo os estragos de mais um ano com chuvas torrenciais, avançou. A economia capixaba acumula resultado positivo neste ano. Nos nove primeiros meses de 2022, a atividade econômica do Estado registrou crescimento de 2,6%, na comparação com igual período de 2021.
De janeiro a outubro, foram contratadas 404.066 pessoas e desligadas 355.949. Tivemos, portanto, um saldo positivo de 48.117 postos de trabalho.

Se considerarmos o que vem pela frente, o clima é mesmo otimista. Somente na indústria, temos R$ 27,3 bilhões em investimentos no ES distribuídos em 383 novos projetos, para os próximo cinco anos. E o total de investimentos para o Estado, previstos até 2026, supera R$ 50 bilhões. São grandes projetos que vão gerar mais empregos e movimentar melhor a economia capixaba.

Enfim, mais um ano se foi. E estamos aqui com a 15ª edição especial de Retrospectiva da nossa ES Brasil. Uma edição que traz a tradicional análise dos diferentes setores produtivos, apontando avanços e os principais obstáculos enfrentados por cada um deles. Uma avaliação de cenário local, mas sempre contextualizada com a realidade nacional e global. Tudo o que impactou o dia a dia de quem mora no Espírito Santo. E também uma matéria trazendo as perspectivas para 2023, além de diversos temas muito bem abordados por nossos articulistas.

Que em 2023 possamos ver muitas novas conquistas para o Brasil e para o Espírito Santo. Na esfera pessoal, minha torcida é para que não nos faltem sabedoria, saúde e muito amor. Romântico demais. Pode até ser. Mas, no final, o que salva mesmo é o amor!

Feliz Novo Ano!

Boa leitura!

Mais ES Brasil Digital

Continua após a publicidade
Continua após publicidade

FIQUE POR DENTRO

- Continua após a publicidade -

Vida Capixaba