Consiga boa pontuação no Enem. Fique atento às dicas!

As provas do Enem serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro. - Foto: Divulgação

Confira estratégias para render mais e elevar a pontuação no Enem. Siga as dicas do profissional e se dê bem!

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 03 e 10 de novembro, aumenta a preocupação sobre a quantidade de conteúdo a ser estudado. Entretanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a potencializar o aprendizado e assim conseguir uma boa pontuação.

Segundo o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, Welington Nunes Souza, os alunos sempre são colocados diante de situações-problema. “São fatores que os desafiam a mobilizar recursos e saberes, entre outros aspectos, que podem auxiliar na resolução das questões”, explicou.

Souza afirma, ainda, que este é o momento de manter a calma e respeitar os limites do corpo, pois é normal apresentar ansiedade e estresse. “É importante lembrar que manter a mente alerta e o corpo saudável contribuem para o sucesso nesta empreitada”, afirmou.

Muitos também deixam de sair, de se divertir e privam-se do sono, que é muito importante para organizar os pensamentos. Por isso, o profissional faz um alerta. “A preparação para a prova não está relacionada somente aos conteúdos que serão avaliados, mas também à consciência que os estudantes têm sobre si e sobre os obstáculos que estão à frente”, aponta Souza.

Recentemente, uma plataforma digital lançou um concurso para incentivar estudos para o Enem 2019. Consiste em acumular mais pontos e concorrer a prêmios exclusivos gratuitamente. Saiba mais aqui!

Confira cinco dicas importantes para se preparar para o Enem:

1 – Leia, leia, leia
Leia com intencionalidade e estratégia, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento. É importante estar focado!

2 – Redação: estude as estratégias
Neste quesito, estude as estratégias de escrita de um texto dissertativo-argumentativo e faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares e prepare seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho. Depois, volte ao seu texto para passá-lo a limpo. Certamente, você perceberá problemas que não tinha visto enquanto fazia o rascunho e já conseguirá resolvê-los nessa revisão.

3 – Estude as habilidades
Estude as habilidades cobradas na prova do ENEM, estabelecendo prioridades em relação àquilo que lhe causa maior dificuldade.

4- Atenção aos enunciados das questões
Grife os verbos dos comandos dos enunciados das questões. Isso o ajudará na hora de entender o que você realmente deve fazer. Nas objetivas, tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de dois minutos em cada uma. Aquelas respostas que você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas atenção: não pule mais de nove questões. E claro: passe para o cartão de respostas as questões que já respondeu.

5- Descanse
Descanse, hidrate-se e respire com a maior tranquilidade possível durante a realização do exame. Sua saúde afeta diretamente no bom desempenho.

Leia Também:

 

Conteúdo Publicitário