- Continua após a publicidade -

Eleições da OAB-ES serão realizadas em formato online

Seccional capixaba realizará, pela primeira vez na história, votação em formato virtual; Disputa na OAB-ES tem 4 chapas

Por Robson Maia

Faltando exatamente um mês para a realização das eleições gerais da OAB-ES, marcadas para o dia 22 de novembro, a seccional capixaba anunciou que, pela primeira vez na história, o pleito será realizado exclusivamente de forma eletrônica e online. O processo conta com quatro chapas, encabeçadas pelo atual presidente, José Carlos Rizk Filho (chapa 1), Ben-Hur Farina (chapa 3), Erica Neves (chapa 10) e Neffa Júnior (chapa 11).

Na disputa, serão escolhidos a Diretoria do Conselho Seccional, os Conselheiros Seccionais Titulares e Suplentes, os Conselheiros Federais Titulares e Suplentes, as Diretorias das demais Subseções e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo para o Triênio 2025-2027.

- Continua após a publicidade -

Estão aptos para votar todos os membros da ordem com a situação financeira regularizada, incluindo o parcelamento em dia com a instituição, com o prazo para a regularização se encerrando hoje. A eleição acontecerá de 9h às 18h. Caso a advocacia encontre dificuldades em exercer o voto online, serão disponibilizadas mesas eleitorais em todas as subseções.

Os advogados e as advogadas poderão exercer seu direito de voto acessando a plataforma online, disponível no site www.voteoabes.org.br. Não será necessário baixar aplicativos; basta acessar o site para votar. A autenticação será realizada por meio de celular, e-mail ou certificado digital (token ou nuvem), assegurando a validade e integridade de cada voto.

Os advogados e advogadas que fazem parte das subseções de Santa Teresa e Ecoporanga poderão optar por exercer seu direito de voto na subseção de origem ou na nova subseção. A escolha do domicílio eleitoral deverá ser informada até o dia 23 de outubro de 2024, por meio de peticionamento no DATAGED. Caso o(a) advogado(a) não manifeste sua opção até essa data, será automaticamente incluído na base de dados de votação da nova subseção correspondente.

O presidente da Comissão Eleitoral da OAB-ES, Walterleno Maifrede Noronha, explicou sobre o Ato que definiu a realização da disputa no formato online.

- Continua após a publicidade -

“Hoje, venho registrar a importância do Ato recentemente publicado, que traz orientações cruciais para o pleno exercício do direito ao voto nas eleições de 2024. É um marco fundamental para garantir que as eleições, realizadas pela primeira vez de forma totalmente eletrônica e online, ocorram de maneira transparente, ágil e segura. Esclarecemos os procedimentos que todos os eleitores devem seguir, estabelecendo diretrizes claras sobre como acessar a plataforma de votação, o processo de autenticação via celular, e-mail ou certificado digital, além de fornecer informações sobre o domicílio eleitoral para aqueles inscritos em subseções recém-criadas, com o objetivo de garantir que cada voto seja devidamente registrado e que nenhum advogado ou advogada seja privado de seu direito de participar ativamente deste importante momento para nossa classe”, destacou Noronha.

Conteúdo em Alta

Vitória anuncia novos gestores municipais
Voto branco ou nulo: entenda a diferença
Kelly Andrade: “A CAAES tem que ser um...
Atraso nos voos? Plataforma do CNJ vai indicar...
90% dos brasileiros preferem atividades culturais online
Prêmio Melhores do Esporte Capixaba 2025 celebrará 46...
Marcha dos Municípios mobiliza mais de 10 mil...
Cadastro eleitoral fecha para eleições 2026
Érica Neves: “Ninguém vai me parar”
Violência de gênero: ES sanciona lei que protege...

“A inovação trazida por uma votação completamente online pode gerar dúvidas ou dificuldades, e, caso algum colega encontre dificuldades com o sistema eletrônico, existirão mesas eleitorais disponíveis na Seccional e em todas as subseções para auxiliar e garantir que todos possam votar de forma segura e eficiente. A regularidade financeira também é um ponto importante para habilitar o direito ao voto, conforme previsto no ato, e que o prazo para escolha do domicílio eleitoral para advogados das novas subseções também está especificado. Portanto, objetivamos assegurar a integridade, segurança e acessibilidade do processo eleitoral. Peço a todos que leiam atentamente as orientações, para que possamos juntos garantir uma eleição democrática e transparente”, completou.

Leia Mais

Projeto de Lei prevê abatedouro para descarte de...
Pendências Eleitorais: prazos terminam em uma semana
Crise? Eleições na OAB tem “confusão” na reta...
Avaliação da OAB-ES deve reorganizar mercado jurídico capixaba
Deepfakes: especialista alerta sobre golpes com IA
Eleições OAB-ES: quase 20 mil advogados votam nesta...
Sommerfest ganha reconhecimento cultural no ES
Mesário: função essencial nas eleições brasileiras
Definidos os 12 nomes que vão disputar a...
OAB-ES vai avaliar cursos de Direito no Espírito...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -