Votação realizada na última quinta-feira indicou os candidatos a vaga de desembargador; Confira os detalhes
Por Robson Maia
Advogados de todo o Espírito Santo escolheram nesta quinta-feira (7), por meio de consulta direta, uma lista com 12 nomes para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) que representará a classe. A eleição, encerrada às 18 horas, fecha a primeira fase do processo, que será finalizado pelo governador Renato Casagrande (PSB), com a indicação do ocupante da vaga. Estavam inscritos 23 candidatos e candidatos.
Essa foi a primeira vez as eleições foram totalmente online. Logo após o encerramento da votação, o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno, proclamou o resultado ao lado do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho.
Os nomes escolhidos são: Flávia Brandão, que lidera a lista, com 4,5 mil votos; seguida por Anderson Pedra, com 4,1 mil; Sarah Merçon, com 4 mil; Alexandre Puppim, com 3,8 mil; João Dallapiccola Sampaio, com 3,6 mil; Lucia Roriz, com 3,5 mil;, Vinicius Pinheiro de Sant’Anna, com 3,5 mil; Adriano Pedra, com 3,4 mil; Carla Fregona, com 3,3 mil; Erfen Ribeiro, com 3,2 mil; Rosemary de Paula, com 3,1 mil; e em 12ª colocação, Américo Mignone, com 3 mil votos.
Divulgação
Na próxima fase da disputa, serão escolhidos seis entre os 12 mais votados, em sessão de arguição e votação do Conselho da OAB-ES, que integrarão uma lista que será encaminhada ao TJES. Dessa relação, os atuais desembargadores escolherão três nomes, que serão encaminhados, então, a Casagrande, a quem cabe a indicação do novo desembargador. A vaga aberta no Tribunal de Justiça é decorrente da aposentadoria do desembargador Annibal Rezende.
Os advogados do Estado também participam de outro processo eleitoral ao mesmo tempo, para escolha da próxima diretoria da Ordem. A votação será no próximo dia 22 e estão em campanha o atual presidente da entidade, José Carlos Rizk Filho; José Antônio Neffa Junior; Erica Neves; e Ben-Hur Farina.
Escolhidos
Flávia Brandão atuou na OAB-ES como secretária-geral, vice-presidente, Conselheira Federal e como presidente de comissões. É autora de artigos publicados em livros jurídicos.
Anderson Pedra é advogado militante há mais de 23 anos, com atuação no interior e em Comissões da OAB. Professor, palestrante e autor. Eleito para a Lista Sêxtupla do Quinto Constitucional TJES/2021.
Sarah Merçon, a terceira colocada, é advogada há 17 anos, e professora. Foi presidente de Comissão da OAB-ES e membro consultivo de Comissão da OAB Federal.
João Dallapiccola Sampaio é advogado desde março de 1986, sendo veterano nesta disputa, e já atuou e atua em processos abrangendo diversas áreas do Direito.
Alexandre Puppim é advogado há mais de 27 anos, e professor. Representa a OAB desde 2000 como conselheiro, diretor, no Tribunal de Ética, nas comissões e na Junta Comercial.
Lucia Roriz é advogada há 34 anos, e atualmente é juíza eleitoral substituta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES) pela classe dos advogados.
Vinicius Pinheiro de Sant’Anna é advogado inscrito na OAB desde 1994. É mediador judicial, associado fundador do IAC, e ex-Diretor Setorial da ESA/OAB-ES.
Adriano Pedra, é advogado, juiz do TRE-ES (classe da Advocacia) e professor. Ex-membro de comissões da OAB-ES e representante da Ordem em concursos.
Carla Fregona é advogada há 31 anos, e professora. Atuante em Direito Empresarial, Marítimo e Proteção de Dados.
Erfen Ribeiro atua no direito público e privado. Conselheiro da OAB-ES (1995-2000) e ex-presidente da Comissão da Advocacia nos tribunais superiores.
Rosemary de Paula é advogada atuante há mais de 25 anos, escritora de livros e artigos, palestrante, atuante no sistema OAB, e destaca lutar por equidade e paridade de gênero/raça.
Américo Mignone é procurador municipal e autor de livros jurídicos. Eleito duas vezes para listas tríplices do TRE/ES e para lista duodécima do Quinto Constitucional do TJES em 2021.