Descubra os benefícios e responsabilidades de ser mesário e como essa função sustenta a democracia nacional
Por Denise Miranda
No dia da eleição, antes mesmo da abertura das urnas, uma engrenagem silenciosa já começa a funcionar. Nas seções eleitorais, o trabalho dos mesários se torna peça fundamental para garantir a organização, a segurança e a legitimidade do voto.
Ser mesário é assumir uma função pública temporária, exercida por cidadãos convocados pela Justiça Eleitoral ou por voluntários cadastrados previamente, como explica a chefe do cartório da 1ª Zona Eleitoral de Vitória, Giane Medeiros. Segundo ela, o processo de adesão é simples e digital.
“Mas o processo de convocação de mesários é feito pelo próprio eleitor. Ele acessa o site do Tribunal Regional Eleitoral Espírito Santo e na página inicial já tem a opção ‘quer ser mesário’. Ele clica no autoatendimento, insere os dados e o cartório eleitoral recebe a informação, que já vai direto para o banco de dados para futuras convocações”, detalha.
Para atuar como mesário, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Há restrições, como a participação de candidatos, parentes próximos e integrantes de diretórios partidários, além de autoridades policiais.
No Espírito Santo, o processo começa com o cadastro do interessado no sistema da Justiça Eleitoral. Após análise do cartório, o cidadão pode ser convocado e deve participar do treinamento obrigatório antes das eleições.
Como é feita a convocação
Ela reforça que o cadastro é totalmente online e facilita a organização das equipes. “O próprio eleitor faz de forma online e entra no sistema para possíveis convocações”, afirma. Segundo Giane, o cenário atual não apresenta dificuldades na formação das equipes. “Recebemos muitos pedidos de pessoas que querem trabalhar, principalmente por conta das folgas eleitorais”, explica.
A chefe do cartório ressalta que o interesse tem crescido. “Hoje muita gente procura o cartório para ser mesário justamente pelo benefício das folgas previstas em lei. Então não temos falta de voluntários, pelo contrário”, completa.
Treinamento
Sobre a capacitação, a chefe do cartório explica que o treinamento ocorre em formato híbrido. “Temos treinamentos online e também presenciais. Nos cursos, o mesário é preparado para lidar com todas as situações do dia da eleição, inclusive eventuais conflitos”, diz.
No caso da 1ª Zona Eleitoral de Vitória, há uma etapa adicional. “Os presidentes de mesa e primeiros mesários são convocados para treinamento presencial. É um momento importante para alinhar orientações e esclarecer dúvidas, já que o presidente da seção é a autoridade máxima no local de votação”, ressalta.
Benefícios do mesário
O trabalho não é remunerado, mas garante benefícios previstos em lei, como dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de atuação e treinamento, sem prejuízo do salário, além de auxílio-alimentação no dia da eleição.
Também há reconhecimento acadêmico e profissional, com possibilidade de uso do tempo como atividade complementar e, em alguns casos, critério de desempate em concursos públicos.
Mais do que uma função operacional, ser mesário representa um gesto de participação cívica. É um trabalho discreto, mas essencial. Sem ele, o processo eleitoral não acontece.

