Projeto protocolado na Ales prevê mensagem em faturas de consumo incentivando à doação de sangue
Por Robson Maia
Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales) obriga empresas prestadoras de serviços e concessionárias de água, luz, telefone e internet a inserirem, nas faturas de consumo, mensagens de estímulo à doação de sangue no Espírito Santo. A medida, de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), visa a conscientização da população capixaba.
Para Meneguelli, os baixos índices de estoques de bolsa de sangue ativam o alerta da necessidade de “atrair” novos doadores. O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) costuma, muitas vezes, “operar” no limite, conforme pontua o parlamentar na proposta.
“Além de salvar vidas, a doação de sangue é uma atitude solidária que traz muita satisfação pessoal”, aponta o deputado.
O parlamentar ainda menciona os dados do Ministério da Saúde (MS) indicando que apenas 1,6% da população brasileira costuma doar sangue com frequência. Entretanto, 3,5 milhões de pessoas recebem transfusão de sangue no país, o que corresponde a um déficit de quase 50% entre oferta e demanda.
“Infelizmente, muitas pessoas não doam sangue devido ao medo, falta de informação e tempo, mas campanhas de conscientização podem ajudar a esclarecer a população sobre o processo de doação, requisitos e benefícios envolvidos”, ressalta no texto protocolado.
Na proposta apresentada, fica previsto que as faturas deverão trazer escrita a frase “Doe Sangue”. Além disso, deverão informar o site do Hemoes, além do número de telefone para informações. Segundo Meneguelli, a proposta é um passo importante na direção de promover mais doações frequentes.
Doação em troca de ingresso de show foi barrado
Assim como em Belo Horizonte (MG), a campanha de doação de sangue valendo um ingresso para o show da cantora Ludmilla em Vitória, no próximo sábado (7), foi barrada pelo Ministério da Saúde.
A ação chegou a ser divulgada nas redes sociais da produção do evento no final de agosto, mas na última terça-feira (3), foi informado que a ação não iria ser realizada.
Segundo a direção do Hemoes, a campanha foi cancelada seguindo normativas da Constituição Federal que veda todo tipo de comercialização de sangue. Ainda de acordo com o órgão, a Lei do Sangue regulamenta esse artigo da Constituição Federal, ressaltando que nos princípios da doação voluntária e altruísta de sangue, é proibida qualquer tipo de remuneração.
No Rio de Janeiro, a campanha que promoveu a doação em troca de uma entrada para o show “Numanice” foi considerada um sucesso. O Hemorio registrou um recorde histórico desde a sua abertura, em 1944. Foram 500 doações em um único dia de campanha.