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sexta-feira, 26 abril, 2024

Condutores poderão converter à direita com sinal fechado em Vitória

Os condutores precisam ter atenção, já que a conversão só será permitida nos semáforos devidamente sinalizados pela Prefeitura de Vitória

Por Wesley Ribeiro 

A partir das 15 horas desta quarta-feira, 2 de janeiro, os condutores parados em semáforos na cor vermelha, em Vitória, poderão fazer a conversão à direita em lugares devidamente sinalizados com placas na cor amarela e indicativas. Dos 235 cruzamentos existentes na Capital, 32 foram mapeados pela Prefeitura.

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De acordo com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), o primeiro cruzamento a receber a sinalização foi o da Rua Dona Maria Rosa com a Rua Emilio F. Silva, em Maruípe, onde fica o semáforo de número 328. Outros quatro cruzamentos receberão a nova sinalização nas semanas seguintes.

O artigo 44-A da Lei 14.071 (Código de Trânsito Brasileiro) permite ao condutor virar à direita, mesmo que o semáforo esteja em vermelho, e tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções. Essa medida já é comum em outros países, como Canadá e alguns estados dos Estados Unidos, e tem como objetivo desafogar o trânsito.

Educação

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, como em qualquer outro cruzamento, os motoristas devem também estar atentos à movimentação das pistas e às placas, que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita.

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A equipe de Educação para o Trânsito faz trabalho de conscientização junto aos motoristas para conduta correta – Foto: Lucas Salles/Setran

Ele destacou que um trabalho efetivo de educação com orientação e distribuição de fôlderes será realizado pela equipe da Gerência de Educação para o Trânsito em cada um dos cinco cruzamentos monitorados.

“Não faltarão informações. Começaremos aos poucos, em um cruzamento por semana, até o início de março. Depois ampliaremos. Os servidores estarão aptos a esclarecer qualquer dúvida. Tudo foi avaliado e planejado para que motoristas façam a conversão com cautela para que os pedestres sintam-se seguros orientados”, destacou o gestor.

 

Avaliação

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Maria da Silva Neitzel, a medida será adotada de maneira gradual e terá avaliação constante dos técnicos da Prefeitura. A efetivação do projeto se dará com a soma do trabalho de conscientização e educação para o trânsito.

Dos 235 cruzamentos existentes em Vitória, 32 foram mapeados pelos técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) como pontos possíveis de ser feita a conversão. A campanha será iniciada previamente em cinco cruzamentos.

Cronograma

Na ordem, o primeiro ponto atendido e que receberá a placa será o cruzamento 328, entre as Ruas Dona Maria Rosa e Emilio F. Silva, em Maruípe.

Na semana seguinte, a partir do dia 7 de fevereiro, será a vez do cruzamento 411, entre as Ruas Ferreira Coelho e Neves Armond, na Praia do Suá.

A partir de 14 de fevereiro, o cruzamento 425, entre as Ruas Leitão da Silva e Juiz Alexandre M. de Castro, em Santa Luiza, receberão a sinalização.

A partir do dia 21 de fevereiro, o cruzamento 530, entre as Ruas Fortunato Ramos e José Teixeira, em Santa Lúcia, passará a permitir a conversão à direita com o semáforo fechado.

No dia 7 de março, será a vez do cruzamento 842, entre as Ruas Fernando Ferrari e Doutor Agliberto Rodrigues Moreira, em Jabour.

Fluxo

Segundo a Prefeitura, a análise da viabilidade da implantação considerou a geometria e circulação dos cruzamentos, a visibilidade dos pedestres, os possíveis conflitos, os fluxos opostos, os tempos semaforizados, além da demanda de passagem de pedestres e a intensidade de fluxo nas pistas entre outros.

As condicionantes permitem analisar a segurança na escolha dos pontos de cruzamento para conversão livre à direita.

Preferência

Alex Mariano explicou que, por questão de segurança e prevenção, o trânsito deve sempre ser feito em velocidade moderada e adequada, o que é exigido, inclusive, por dispositivo legal. E não existe velocidade exata que deva ser mantida pelo veículo, mas respeito às normas e à sinalização.

“O importante é dar passagem ao pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência, sem freadas bruscas ou perda do controle por parte do condutor, afinal, são frágeis e vulneráveis. Faremos o trabalho com cautela para que não fiquem dúvidas numa iniciativa baseada no CTB e que servirá à fluidez em vias específicas”, destacou o secretário.

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