23.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio, 2022

Complexo viário de Carapina: veja como vai ficar o resultado

esbrasil_vista_para_a_serra
Vista do viaduto de Carapina no sentido Serra. Foto: Divulgação/Semobi

O investimento total é de R$76,5 milhões e o complexo viário estará pronto até dezembro de 2022, segundo o governo

Por Wesley Ribeiro 

As obras de ampliação, construção de viaduto e outras melhorias no trevo de Carapina, uma das principais vias de ligação entre Serra e Vitória, são um anseio da população que precisa utilizar as vias. Totalizando um investimento de R$76,5 milhões, as obras tiveram início em outubro deste ano, e a expectativa do Governo do Estado é que fiquem prontas até dezembro de 2022.

Agora, como vai ficar o resultado final do complexo viário do Trevo de Carapina quando as obras forem concluídas? Já que vão eliminar o sinal semafórico, por onde vão passar os veículos que pretendem cruzar a via? Para responder a essas perguntas que os capixabas fazem repetidamente quando passam pelo canteiro de obras, segue uma galeria de fotos selecionadas pelo portal ES Brasil.

As obras

Entre as intervenções previstas, o trecho da BR-101 (Reta do Aeroporto) passará a contar com três faixas por sentido, desde o viaduto de acesso à rodovia do contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais.

Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão existente atualmente.
Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias.

Etapas

As obras do complexo viário Trevo de Carapina serão divididas em três etapas. A primeira corresponde ao trecho da antiga Reta do Aeroporto (até a divisa entre os municípios de Serra e Vitória), onde serão executados os serviços de implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória e calçada no sentido Serra, além de drenagem, paisagismo e iluminação.

Durante a execução, serão mantidas sempre duas faixas por sentido no trecho e o prazo de execução será de seis meses.

Já a segunda fase da obra corresponde ao trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno, onde serão implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa multiuso (também por sentido), que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus.

Além disso, será implantada uma área de convivência e lazer, com dez metros de largura no canteiro central deste trecho. Essa etapa deve começar a ser executada em dezembro deste ano e ser entregue até julho de 2022.

Finalmente, a terceira e última etapa será iniciada em janeiro de 2022 e corresponde a construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. Essa fase será iniciada antes da finalização da segunda etapa. A conclusão total das obras do complexo viário Trevo de Carapina tem previsão de término em dezembro de 2022.

As obras do Trevo de Carapina foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade